Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

08 ago | Por dentro da indústria: qual a importância do departamento de logística?

POSTADO ÀS 08:08 H -

No fim dos anos 1990, com a popularização dos computadores pessoais e a expansão da internet, surgiram no Brasil as primeiras lojas virtuais. Esse primórdio do comércio eletrônico incluía nomes como Submarino e Mercado Livre. Mas, naquela época, a internet discada era extremamente lenta e não contribuía para a difusão desse tipo de serviço.  De lá para cá no entanto, a internet ganhou velocidade com a banda larga e os smartphones se tornaram acessíveis – e quase um item de necessidade – à maior parte da população. 

Com isso, comprar de qualquer loja online realmente estava a um “clique” de distância, e as entregas de produtos a domicílio cresceram exponencialmente. Do supermercado aos restaurantes e às lojas de varejo, nunca se usou tanto o serviço de e-commerce. Essa nova realidade trouxe para o dia a dia das pessoas o termo “logística”. Quem não o conhecia, certamente passou a escutá-lo com mais frequência, já que as entregas dependem de planejamentos adequados, gerenciados por esse campo de trabalho. 

A logística é, afinal, a área que cuida do processo de transporte e armazenagem de matérias-primas e produtos, desde a confecção até a entrega da mercadoria. Numa empresa ou instituição, é o departamento operacional central, responsável por toda a movimentação dos produtos. Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da instituição ou empresa e cheguem até o cliente/consumidor final no prazo e condições ideais. Por isso, organização é fundamental, para que o funcionamento seja o mais exato possível. Entre as principais atribuições da logística estão a boa gestão de estoque, o controle das entregas, e o cuidado com o armazenamento.

Na Maqmóveis, o departamento de logística é que responde por todo transporte, entrega, montagem e manutenção dos produtos. “Nossa principal função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo, sem avarias e com o menor custo”, explica Alessandra Alves, supervisora do departamento. No dia a dia, a logística é responsável por receber os pedidos, verificar a previsão de produção, checar se o produto irá ser entregue montado ou desmontado, e qual veículo será necessário para cada transporte. Também faz a intermediação com transportadoras parceiras, caso a Maqmóveis não disponha dos veículos necessários em frota. “Nós ainda elaboramos as rotas e os itinerários a serem cumpridos. E todo esse processo é documentado com emissão de notas, que devem ser assinadas”, completa Alessandra. As atividades são cumpridas por um quadro de seis colaboradores na parte administrativa, sete montadores e quinze motoristas.

Para se ter uma ideia do trabalho envolvendo a área, alguns números nos ajudam a entender o alcance da logística: só no primeiro semestre deste ano, foram atendidos clientes em 725 municípios brasileiros, num total de mais de três milhões de mercadorias transportadas. Apenas com os caminhões da frota própria da Maqmóveis, foram 618 mil km rodados. As entregas chegam a dezesseis estados do Brasil, para clientes do setor público e privado. 

infográfico com dados de transporte e logistica da Maqmóveis, representados com vetores e símbolos

Como o departamento é responsável por fazer os produtos da Maqmóveis chegarem aos clientes, é bem comum que seus colaboradores sejam testemunhas de histórias emocionantes, como numa entrega feita em outubro de 2022, que envolveu três caminhões e uma carreta: “foram dezesseis dias de viagem ida e volta pela rodovia Transamazônica, rodando por estrada de terra, pegando balsas, passando por diversas cidades e diferentes condições territoriais e paisagens. Os colaboradores saíram de Paragominas, no Pará, e foram até Porto Velho, em Rondônia, onde entregaram um mix de produtos para montar uma escola completa. Um grande desafio, sem dúvida!”, conta Alessandra. A supervisora lembra ainda do comprometimento e o trabalho dos montadores e motoristas durante a pandemia: “mesmo com a incerteza e o receio causados pelo vírus, eles nunca pararam e mantiveram as entregas em dia. Foi realmente um momento marcante para todos nós”.

foto de um caminhão de transporte em estrada de terra

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter