Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

18 jun | Unidade Maqmóveis Paragominas é filial da marca para atender aos mercados das regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil

POSTADO ÀS 10:06 H - DNA Maqmóveis

A Maqmóveis nasceu de uma revenda de máquinas de escrever e móveis para escritório na cidade de Taquaritinga, interior de São Paulo, na década de 1980. O crescimento do negócio fez com que o empresário Roberto Costa decidisse investir na sua própria fábrica de móveis, só que voltada para o segmento escolar, no início da década seguinte. 

Nascia aí a Maqmóveis, especializada em mobiliário para escolas, e o sucesso foi tão grande, que em pouco tempo já estava entre as marcas líderes desse mercado no Brasil. No início dos anos 2000, assinala a expansão da empresa, que passou a fabricar também móveis corporativos. Desde então, a Maqmóveis só cresceu, e com a grande demanda de pedidos de mobiliário escolar em todo o país, especialmente nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, Roberto promoveu um estudo de viabilidade de construção de uma nova unidade fabril nestas regiões. 

Em visitas e conversas com autoridades municipais e estaduais de diversas localidades, escolheu o município de Paragominas, no Pará, que, além de ter localização estratégica para distribuição de produtos nas regiões citadas, concedeu ao empresário incentivos fiscais. A receptividade da população local foi outro fator que pesou na decisão. 

Unidade Maqmóveis Paragominas: linha do tempo

Foi então que começou a instalação da fábrica, que primeiro ocupou um galpão alugado, em 2012, e pouco tempo depois iniciou-se a construção da planta fabril própria: a área edificada de 6 mil m2 levou dois anos para ser construída, num terreno de 34 mil m2. Com tudo pronto, a inauguração aconteceu em dezembro de 2015 e contou com a presença do então secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, Adnan Demachki, e do prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.

À época, o secretário comemorou: “este novo empreendimento chega para valorizar o MDF produzido localmente e, claro, gerar novos empregos’’. E gerou, mesmo. 

Com uma capacidade produtiva de cerca de 10 mil produtos por mês, a fábrica atualmente emprega 55 colaboradores e colaboradoras. A principal linha produzida nessa unidade é a Maq Educar, que inclui móveis escolares, como carteiras, lousas, armários, gaveteiros, mesas para professor e para laboratórios, entre outros. Basicamente, esse mobiliário é vendido para o segmento público, ou seja, governos federais, estaduais e municipais que encomendam esses produtos para as escolas públicas.

A facilidade de acesso a lugares mais remotos do Brasil nas regiões norte, nordeste e centro-oeste faz da unidade Maqmóveis Paragominas um importante polo produtor da Maqmóveis. Além disso, consolida a marca como uma das líderes do mercado nacional de móveis escolares. 

Maqmóveis Paragominas
Maqmóveis Paragominas

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter