Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

02 jul | Sala de aula: conheça os principais móveis escolares e como escolher o seu

POSTADO ÀS 10:07 H -

Quem fez seus estudos de ensino fundamental e médio antes dos anos 2000 sabe que computadores, tablets e projeção de vídeos não eram elementos comuns em sala de aula. Mas as rápidas mudanças da tecnologia, que tornaram as ferramentas e objetos eletrônicos mais acessíveis a todos, também fez com que esses itens fossem incorporados ao ensino. Assim, hoje as escolas que não apresentam esses recursos estão em desvantagem, e isso reflete num prejuízo para os alunos, que precisam ter letramento digital para que não sejam excluídos do mundo atual, extremamente digitalizado e subordinado à tecnologia em quase todos os âmbitos da vida cotidiana.

A presença de tais ferramentas no ambiente de ensino provocou e segue provocando diversificação das disciplinas e atividades nos currículos escolares, que agora incluem laboratórios de informática, robótica e salas Maker de criação tecnológica, entre outras inovações.

Ainda, os novos recursos mudam a dinâmica das aulas, já que os alunos do mundo digitalizado são acostumados a um novo ritmo de aprendizagem e disponibilidade de informação, além de interatividade online. Neste contexto, o mobiliário escolar desempenha um importante papel, uma vez que as peças multiuso, de fácil deslocamento e ajustáveis (a diferentes alturas, por exemplo) ajudam a transformar o espaço físico monótono e estático das salas de aula em ambientes de aprendizagem estimulantes e inovadores.

Na hora da escolha do mobiliário escolar, é preciso levar em conta essas mudanças, além do conforto dos estudantes: “no mundo todo, é cada vez maior a busca por móveis ergonômicos que proporcionam maior comodidade aos alunos, evitando o desconforto causado pelo uso de mobiliário de baixa qualidade, que pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mais adiante na vida dos estudantes”, ensina a Expert Market Research, empresa especialista em pesquisa de mercado e tendências com sede nos EUA. 

A Maqmóveis oferece diversas opções que reúnem conforto e utilidade para uso dos alunos em sala de aula. Entre seus produtos, destacamos aqui algumas peças entre as mais requisitadas para o cotidiano escolar:

 – Cadeiras universitárias: são quatro modelos no catálogo da empresa, que vão do item mais básico, com assento e encosto de compensado, revestidos com laminado melamínico; ao modelo com assento e encosto estofado com espuma de alta densidade e revestido com tecidos duradouros e confortáveis. Qualquer um desses modelos tem a resistência garantida pela estrutura de aço carbono com pintura eletrostática.

Além disso, todos são oferecidos em diferentes cores e há pranchetas de três tipos: lateral pequena fixa, frontal grande fixa e grande escamoteável. Ainda, há o modelo Pólen (linha Jataí) com encosto em ângulo e assento bem generoso para garantir o conforto dos usuários que passam bastante tempo sentados. Oferecida em dois tamanhos, com prancheta fixa e porta-livros opcional. A grande variedade de modelos de cadeiras universitárias atende a diversos usos em diferentes situações, mas sempre de forma ergonômica.

Cadeira Jataí com prancheta: é a evolução das cadeiras universitárias, com muitas funcionalidades para atender a usuários diversos, em situações também variadas. A peça tem assento, base e prancheta giratórios, com eixos independentes, ou seja, os três componentes podem virar para qualquer lado, sem estar atrelados a outros. E o conforto e a facilidade de uso também se revelam nos rodízios, no porta-livros embaixo do assento, no gancho para mochilas atrás do encosto, nos braços e no tubo da base que pode apoiar os pés de pessoas de diferentes alturas.

Como é volante, é uma cadeira que se desloca facilmente. Ainda, tem como vantagens atender a usuários destros e canhotos, a adultos e crianças, além de permitir mobilidade e agrupamento. Além disso, a peça tem durabilidade e leveza garantidas pela base de aço carbono, e assento e encosto de compensado laminado de madeira maciça. Também pode ser encomendada na versão estofada. O design venceu o Prêmio Salão Design 2020 e Museu da Casa Brasileira em 2019. 

Mesas aluno: tratam-se de carteiras para os estudantes de todas as idades. A Maqmóveis é especialista nesses produtos, que, junto com as cadeiras escolares, são seu carro-chefe. Em seu catálogo, a empresa oferece uma gama de cadeiras e carteiras escolares para atender às diferentes necessidades de cada escola, sempre em conformidade com as normas reguladoras (NBR) para esses tipos de móveis.

Para além da mesa padrão retangular e com porta-livros, há carteiras acessíveis aos alunos que usam cadeiras de rodas, a exemplo do modelo Pólen Acessibilidade e FDE Acessibilidade. Já as mesas Pólen, Pólen Dupla, Elo e Colmeia têm em comum o material: todas são feitas de compensado multilaminado de madeira, revestidas de laminado melamínico de alta pressão, que confere maior resistência às partes do móvel que estão em constante contato com o aluno, resistindo inclusive ao suor e umidade. As bordas são todas arredondadas, o que lhes confere mais conforto e ergonomia.

 Esses modelos de carteiras podem ser acompanhados pelas cadeiras da mesma linha, como é o caso da Pólen, encontrada nas versões laminada e estofada, e da Colmeia, também laminada ou estofada. A robustez e resistência da estrutura das mesas e cadeiras é assegurada pelo aço carbono, material que dá forma às estruturas.

Os modelos diferem apenas no desenho dos tubos: nas diferentes mesas, os pés têm formatos e dimensões diferentes, podendo ser redondos, oblongos e retangulares. Qualquer que seja a opção, o conjunto mesa + carteira aluno é garantia de conforto para os estudantes que passam muitas horas em sala de aula, além de oferecer uma superfície ampla de trabalho nas mesas, que podem contar ou não com porta-livros.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter