Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

25 jul | Profissionais de arquitetura e design revelam seu móvel Maqmóveis favorito para projetos escolares

POSTADO ÀS 08:07 H -

Na compra de um colchão, não é raro ouvirmos dizer que passamos 1/3 de nossa vida sobre ele, e por isso é importante escolher um modelo de qualidade, que não provoque dores no nosso corpo. O conselho tem um quê de clichê, mas realmente faz sentido. E se pensarmos bem, se aplica aos móveis que usamos em nosso trabalho e, no caso das crianças e jovens, ao mobiliário que utilizam no dia a dia escolar, afinal, eles passam pelo menos 5 horas do dia na escola (às vezes mais!), e em grande parte do tempo, ficam sentados e recebendo conteúdo dos professores. 

Assim, é preciso oferecer móveis confortáveis e ergonomicamente adequados aos estudantes, de forma a evitar desconfortos no corpo e problemas na coluna, por exemplo. Ainda, para além da funcionalidade, o mobiliário deve garantir o bem-estar de alunos e professores. Afinal, no ambiente escolar, o foco tem que ser no aprendizado e na interação entre estudantes e professores – e mesmo uma postura inadequada pode prejudicar a assimilação de conteúdo e uma boa performance escolar.

A Maqmóveis atende a esses requisitos desde que começou a fabricar móveis escolares e corporativos nos anos 1980. Muitos dos itens usados em escolas anteriormente eram pesados e pouco ergonômicos, como era o caso das carteiras e cadeiras feitas de madeira maciça e ferro. 

Já as peças produzidas pela empresa são mais leves: cadeiras e mesas de MDF e tubo de aço que podem ser deslocadas facilmente; mobiliário com rodízios e multiuso; móveis de fácil manutenção e ergonomicamente adaptados para cada fase das crianças e jovens. “As peças da Maqmóveis atendem à norma regulamentadora NR17, que estabelece parâmetros para que os móveis proporcionem um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”, diz Fabricio Antonio, coordenador de qualidade da Maqmóveis.

Assim, os arquitetos e designers que delineiam projetos escolares devem ter em mente um ambiente estimulador e agradável, com espaços de circulação adequados, e confortável para seus usuários. Deste ponto de vista, os móveis são de fundamental importância na composição da sala de aula, e os profissionais que projetam as escolas costumam ter suas peças favoritas. Convidamos então profissionais conhecedores do mobiliário Maqmóveis para revelar aqui quais são seus itens preferidos para ambientes escolares. Confira!

Conheça o móvel Maqmóveis favorito dos arquitetos para projetos escolares

Sala de aula com mesas coletivas e bancos laminados de cores variadas. Ao fundo, armários e painel com ferramentas.
Ergonomia e estética agregadas à funcionalidade foram os atributos determinantes para escolha da Linha Jataí no projeto do escritório @ativaideiaa para o @institutocyrela.

Marlucy Marques e Erika Nascimento, do escritório Ativa Ideia Arquitetura:

“A escolha do mobiliário sempre é um quesito de muita atenção e cuidado ao realizarmos um projeto. Ao longo da nossa trajetória, pudemos criar um mapeamento de caraterísticas que atendem aos projetos: segurança e certificações, design, funcionalidade, facilidade no manuseio e custo benefício. Encontramos todas essas qualificações na linha Jataí, que impacta no bem-estar dos estudantes de forma positiva, já que lhes traz um senso de pertencimento. Outra caraterística que soma é a possibilidade de customização das cores, trazendo maior diversidade aos projetos. Dentre os itens da linha Jataí se destaca o armário Própolis com portas, que, na opção com rodízios, pode ser facilmente deslocado. Além disso, a possibilidade de ter portas de madeira nos oferece mais flexibilidade de escolhas”.

Sobre:
Marlucy Marques é arquiteta e urbanista e formada em magistério. Sua atuação conecta educação e arquitetura – escolar, corporativa e residencial. Além de criar projetos, também ministra aulas e oficinas Makers em empresas e escolas.

Erika Nascimento é formada em arquitetura e urbanismo pelo SENAC. Trabalha com projetos de arquitetura e interiores de diferentes tipologias. Atualmente também faz pesquisa na área de psicologia da educação, afim de conhecer mais os processos que envolvem projetos educacionais como um todo.

móvel favorito para projetos escolares da Linha Jataí
Móveis flexíveis e customizados da linha Jataí

Nathália Gomes, do escritório Perkins & Will:

“Para o projeto da Escola Americana de Brasília usamos móveis da Maqmóveis tanto para a área administrativa quanto para a área escolar. Para as salas de aula especificamos os móveis da linha Jataí: as cadeiras Pólen, as cadeiras Colmeia, e as mesas multifuncionais da Pólen, das quais gosto especialmente porque atendem várias funções, e isso é algo que as escolas buscam muito atualmente. Especificamente no projeto da Escola Americana foram requisitados móveis com diferentes alturas, tampos com acabamentos em que os alunos pudessem desenhar, e móveis com opções de regulagem – e a Maqmóveis conseguiu atender a todos esses pedidos.”

Sobre:
Nathália Gomes é formada em arquitetura e urbanismo pela FAAP-SP, trabalha no escritório Perkins & Will de São Paulo. Ao longo de sua carreira teve foco na área de interiores, tanto corporativos quanto de hotéis e escolas.

a imagem apresenta cadeiras, banquetas e carteiras escolares em cores diversas
Assentos escolares da linha Jataí

Carolina Penna, do escritório Carolina Penna arquitetos:

“Minha linha favorita da Maqmóveis é a Jataí, pela qual me apaixonei desde a primeira vez que a vi na feira Bett Educar, pois era diferente do padrão de móveis escolares que eu conhecia, geralmente pouco atraentes esteticamente e com cores muito primárias. Por isso, muitas vezes era sofrido especificar mobiliários para escolas. Já a linha Jataí oferece uma grande flexibilidade, tanto de cores como de peças. É uma linha simples em termos de desenho, mas é muito bonita e universal, e pode ser usada em todos os ambientes escolares. Também é fácil de usá-la em diversas composições graças à combinação de madeiras e cores. A linha ainda tem um quê nostálgico e retrô que me agrada: a cadeira Pólen, por exemplo, faz referência às cadeiras antigas, mas ela é muito moderna, pois é prática e adaptável.

Sobre:
Carolina Penna é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie e trabalhou com Héctor Vigliecca antes de fundar seu próprio escritório em 2006. Atua em projetos de diversas escalas, especialmente nos campos educacionais, habitacionais e culturais. Acredita numa abordagem interdisciplinar para arquitetura, e por isso busca sempre a colaboração de engenheiros, artistas e outros profissionais nos projetos do escritório.

móvel favorito para projetos escolares, painel de ferramentas com algumas chaves de fenda penduradas, e uma lousa ao fundo
Estante volante Maker com lousa é o móvel favorito da designer Karina Salgado, do escritório TWO Arquitetura

Karina Salgado, do escritório TWO Arquitetura:

“Meu móvel preferido é a Estante Volante Maker com lousa, pois é uma peça com design atual que traz flexibilidade e inovação. Por ser um móvel multifuncional permite armazenamento de objetos e ainda serve como estante e lousa. Além disso, vem com rodízios que facilitam seu deslocamento. Essas características a tornam ideal para projetos escolares.”

Sobre:
Karina Salgado é designer formada pela FAAP-SP e fundadora da TWO Arquitetura, escritório que atua nas mais diversas áreas da arquitetura e do design de interiores, como residências, lojas, escolas, restaurantes e hotéis. O foco de seu trabalho é entender a fundo as necessidades dos clientes para sempre propor soluções criativas e inteligentes.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter