Quando o assunto é carteira escolar, certamente a imagem que deve vir à mente dos que têm mais de 50 anos é a da mesinha retangular, com apoio embaixo do tampo para colocar os materiais escolares. Entretanto, os mais jovens talvez estejam mais familiarizados com um tipo de carteira que foi adotado a partir dos anos 1980: o de formato trapezoidal.
Essa carteira passou a ser usada porque naquele momento se percebeu que ela facilitava o agrupamento em círculos para trabalhos em grupo, um modo de estudo que começou a ser mais valorizado então. Além disso, esse formato permite composições diferentes desses móveis na sala de aula, proporcionando economia de espaço.
Ciente da existência desse novo modelo de carteira e suas vantagens, a Maqmóveis já a incluiu no seu portfólio de produtos quando inaugurou sua fábrica em 1983. Desde então, esse tipo de mesa faz parte da linha de móveis didáticos e é oferecido em três tamanhos diversos, para os diferentes estágios da vida escolar. Mais recentemente, duas outras peças em formato trapezoidal passaram a integrar o catálogo da empresa, na linha Jataí: são as mesas Pólen e Jataí, com o tampo fixo e rebatível – essa última com rodízios. “O design desses produtos os torna ideais tanto para uso em sala de aula quanto em ambientes corporativos, justamente por facilitar o agrupamento para trabalho em equipe”, fala Fabricio Antonio, coordenador de qualidade da Maqmóveis. Ainda, as mesas da linha Jataí são mais leves e fáceis de guardar, já que as de tampo fixo são empilháveis, e as de tampo rebatível têm sua profundidade reduzida quando o tampo está dobrado, e podem ficar enfileiradas, umas juntas às outras, diminuindo consideravelmente o espaço de armazenamento.
“A ergonomia, o conforto e a facilidade de manuseio fazem com que esses móveis atendam à norma regulamentadora NR17. Ela estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”, acrescenta Fabricio. As mesas trapezoidais da linha Didática são feitas com os mesmos materiais das carteiras tradicionais retangulares, portanto, a vantagem delas é mesmo no formato, que facilita o agrupamento e proporciona economia de espaço. Já a mesa Pólen é mais leve e tem desenho mais clean, pois o tubo de aço da estrutura é mais fino; enquanto a Jataí, com rodízios, pode ser facilmente deslocada, tornando-a ideal para ambientes de trabalho ou estudo que pedem constantes mudanças de layout, como em espaços multiuso ou em grupos que requerem agrupamentos com frequência.