Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

16 maio | Mesa trapezoidal: praticidade e conforto para ambientes escolares e corporativos

POSTADO ÀS 08:05 H -

Quando o assunto é carteira escolar, certamente a imagem que deve vir à mente dos que têm mais de 50 anos é a da mesinha retangular, com apoio embaixo do tampo para colocar os materiais escolares. Entretanto, os mais jovens talvez estejam mais familiarizados com um tipo de carteira que foi adotado a partir dos anos 1980: o de formato trapezoidal

Essa carteira passou a ser usada porque naquele momento se percebeu que ela facilitava o agrupamento em círculos para trabalhos em grupo, um modo de estudo que começou a ser mais valorizado então. Além disso, esse formato permite composições diferentes desses móveis na sala de aula, proporcionando economia de espaço.

Sala de aula com carteiras escolares com tampo em formato de trapézio, distribuídas pelo ambiente com cadeiras formando conjuntos variados.
Sala de aula do colégio Lourenço Castanho em São Paulo

Ciente da existência desse novo modelo de carteira e suas vantagens, a Maqmóveis já a incluiu no seu portfólio de produtos quando inaugurou sua fábrica em 1983. Desde então, esse tipo de mesa faz parte da linha de móveis didáticos e é oferecido em três tamanhos diversos, para os diferentes estágios da vida escolar. Mais recentemente, duas outras peças em formato trapezoidal passaram a integrar o catálogo da empresa, na linha Jataí: são as mesas Pólen e Jataí, com o tampo fixo e rebatível – essa última com rodízios. “O design desses produtos os torna ideais tanto para uso em sala de aula quanto em ambientes corporativos, justamente por facilitar o agrupamento para trabalho em equipe”, fala Fabricio Antonio, coordenador de qualidade da Maqmóveis. Ainda, as mesas da linha Jataí são mais leves e fáceis de guardar, já que as de tampo fixo são empilháveis, e as de tampo rebatível têm sua profundidade reduzida quando o tampo está dobrado, e podem ficar enfileiradas, umas juntas às outras, diminuindo consideravelmente o espaço de armazenamento.

“A ergonomia, o conforto e a facilidade de manuseio fazem com que esses móveis atendam à norma regulamentadora NR17. Ela estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”, acrescenta Fabricio. As mesas trapezoidais da linha Didática são feitas com os mesmos materiais das carteiras tradicionais retangulares, portanto, a vantagem delas é mesmo no formato, que facilita o agrupamento e proporciona economia de espaço. Já a mesa Pólen é mais leve e tem desenho mais clean, pois o tubo de aço da estrutura é mais fino; enquanto a Jataí, com rodízios, pode ser facilmente deslocada, tornando-a ideal para ambientes de trabalho ou estudo que pedem constantes mudanças de layout, como em espaços multiuso ou em grupos que requerem agrupamentos com frequência.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter