Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

04 mar | Maqmóveis oferece vagas para jovens aprendizes. Saiba como funciona o programa, iniciativa do governo federal

POSTADO ÀS 11:03 H -

Quem já olhou a seção de anúncios de empregos de empresas ou em sites especializados já deve ter se deparado com vagas direcionadas a “jovens aprendizes”. Esses postos de trabalho é resultado de uma política pública de inclusão do governo federal que oferece oportunidades de trabalho e qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos e para pessoas com deficiência, sem limite de idade, no mercado de trabalho. É um programa regulamentado pela Lei nº 10.097/2000 e pela Portaria nº 1.090/2021, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além de inserir jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a iniciativa dá oportunidade para que as empresas formem trabalhadores qualificados. Empresas de grande e médio porte podem contratar esses jovens na condição de aprendizes, desde que estejam matriculados em cursos de aprendizagem profissional. 

Funciona assim: as empresas e instituições que participam do programa contratam jovens para trabalhar por um período de 1 a 2 anos. Durante esse período, os jovens recebem uma bolsa-auxílio, seguro contra acidentes e assistência médica, e participam de um curso de aprendizagem profissional, oferecido pela empresa ou instituição contratante. Ao final do programa, os jovens aprendizes recebem um certificado de conclusão de curso que pode ajudá-los a conseguir um emprego formal.

 A Maqmóveis está cadastrada no programa, gerido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para integrar a lista das instituições qualificadas, as empresas precisam obedecer a uma série de critérios que as habilita na formação técnica profissional dos jovens. 

Como explica Michele Godoy, gerente de RH da Maqmóveis, o programa existe na empresa desde 2021, e tem parceria com o SEST-SENAT, com o CIEE e ETECs. Os contratos com os aprendizes variam de um ano e oito meses a dois anos. “Temos colhido bons resultados com o programa, inclusive alguns jovens que se destacaram foram efetivados. É um projeto que nos dá orgulho, pois há grande interação e engajamento dos profissionais de cada área, que buscam acolher e desenvolver os aprendizes”, diz ela. Já passaram pelo programa 27 jovens, sendo dois efetivados. 

a imagem apresenta a vista superior de uma fábrica de móveis
Instalações da Maqmóveis

Entre os gestores de jovens aprendizes está Luís Colombo, que é diretor administrativo da Maqmóveis. Ele conta que a experiência de comandar os jovens é desafiadora, pois fazem parte de uma geração muito voltada para a tecnologia e o imediatismo, então é preciso ajudá-los a se focarem e entenderem que a formação requer determinação, organização e interesse. “Mas também há jovens com muita força de vontade, foco e vontade de aprender, o que é muito recompensador, pois a interação entre os jovens e profissionais experientes traz aprendizados para ambas as partes, já que o jovem tira o profissional de sua zona de conforto com seus questionamentos e vice-versa”. 

Atualmente, Luís orienta a jovem Lívia Matinata Contrera, de 20 anos, na área de Controladoria e Finanças. Ela iniciou no programa em outubro de 2022. “Seu objetivo principal é formar-se em Medicina, e mesmo assim se dedica com afinco às rotinas administrativas, das quais nada conhecia quando iniciou na Maqmóveis. Aqui, tratamos de números, planos de conta, fundo fixo, resultado de contas patrimoniais — atividades e termos que eram completamente novos para ela. Mas o compartilhamento de informações por parte da equipe e o comprometimento e disciplina de Lívia fizeram toda a diferença para que ela se tornasse uma ótima aprendiz”, fala. 

Outra jovem aprendiz que compõe os quadros da empresa é Ingrid Mendes, de 21 anos, há quatro meses no programa. Além do curso profissionalizante de Administração de Empresas, ela trabalha no setor Comercial Administrativo da Maqmóveis. “Fiquei sabendo do programa pelo Facebook, e resolvi me inscrever porque é uma área com a qual me identifico muito. Passei pelo processo seletivo, que incluiu uma entrevista individual. Fiquei muito feliz e ansiosa quando me chamaram para a conversa. Mas deu tudo certo e fui contratada”, lembra ela. Mesmo com pouco tempo no cargo, Ingrid avalia que a experiência tem sido gratificante: “Administração é algo que sempre me despertou, e quero adquirir mais conhecimento. Aqui no setor Comercial Administrativo é onde posso me capacitar, e onde fui bem recebida e acolhida. O que sinto é que posso crescer profissionalmente, e sempre aprender algo que será levado como ensinamento para ajudar futuramente na minha vida profissional”, finaliza.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter