Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

25 out | Com apoio da Maqmóveis, o CoCriança leva oficina sobre sustentabilidade e reciclagem a crianças de escola pública na capital paulista

POSTADO ÀS 08:10 H - Sustentabilidade

No mês de setembro, os alunos da escola municipal de ensino fundamental Tarsila do Amaral, em São Paulo, participaram de uma atividade diferente: orientadas pelas profissionais da organização civil CoCriança, as crianças aprenderam tudo sobre a reciclagem de materiais numa oficina que contou com o apoio da Maqmóveis, que doou ao projeto CoCriança 20 tablados modulares da linha Jataí Solar.

Como os tablados são feitos com ecoplacas produzidas com materiais reciclados – 25% de alumínio e 75% de plástico PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) provenientes de aparas de tubos de creme dental que iriam para o lixo -, os estudantes puderam ver de perto o resultado da transformação, em novos objetos, de itens que seriam descartados. “Para as crianças, o processo de reciclagem é um conceito bastante abstrato, e o tablado facilitou a compreensão do que é a transformação em algo novo. Elas aprendem muito com estímulos materiais e visuais, e nesse sentido o tablado é extremamente didático”, diz Beatriz Martinez, arquiteta e urbanista e diretora criativa da CoCriança.

As orientadoras do projeto também usaram o Guia da Reciclagem da Maqmóveis, produzido pela empresa para distribuição em escolas, como inspiração para a oficina. No guia, além de dados sobre a reciclagem no Brasil, há informações completas e bem práticas para que as pessoas saibam como e onde descartar os resíduos sólidos passíveis de serem reaproveitados.

O trabalho do CoCriança na EMEF Tarsila do Amaral começou em 2022, com o desenvolvimento de um projeto para uma área da escola feito em conjunto com os alunos e alunas: o Espaço Tarsilinha, que é um pátio entre as salas do 1º ano, e servirá como área de lazer para todas as crianças. Por meio do “Percurso CoCriança”, uma metodologia própria de projeto participativo criado pelas profissionais da organização, a equipe trabalhou junto com as crianças para transformar o espaço. Essas mulheres, profissionais de arquitetura e urbanismo, propõem reflexões e proposição de ideias até a concepção e execução de um projeto coletivo, que possa atender aos anseios das crianças e da comunidade local. Desse percurso saiu o projeto para o pátio, que já está em obras. As vivências dos encontros da reciclagem e do projeto podem ser vistas neste vídeo produzido pela Maqmóveis.

O que é o Cocriança?

O Cocriança nasceu há cinco anos, formado por mulheres que perceberam que a arquitetura e o urbanismo, em grande parte, desconsideravam as crianças. Pensando em como as crianças ocupam – ou não – as cidades, elas se “mobilizaram por uma prática de projeto participativo que inclua as infâncias e juventudes no pensar e fazer a cidade. Preparamos as cidades para receber as crianças e preparamos as crianças para ocupar e intervir nas cidades”, como descrevem seu trabalho no site. “Nós co-criamos com as crianças projetos de intervenção num espaço de uso comum e depois as envolvemos na construção, seja pintando, plantando ou confeccionando placas. Achamos importante que elas vejam a ideia sendo concretizada. Assim, as crianças entendem que podem intervir na realidade”, diz Ayumy Pompeia, arquiteta e urbanista e vice-diretora do Cocriança.

Ayumy também falou mais a este blog sobre a parceria com a Maqmóveis e o trabalho do Cocriança. Confira:

Como surgiu a parceria entre o CoCriança e a Maqmóveis?

Conhecemos a Maqmóveis em 2022 e, logo no primeiro contato, percebemos uma sinergia de valores e de visão de mundo.  A empresa, reconhecendo o impacto do trabalho desenvolvido pelo CoCriança, realizou uma doação de mobiliários, incluindo os tablados modulares Jataí Solar, produzidos a partir da reciclagem de tubos de pasta de dente. A partir dessa colaboração, o CoCriança elaborou uma oficina baseada no Guia de Reciclagem da Maqmóveis, a fim de aprofundar a reflexão sobre o universo dos resíduos, sua reutilização e sua reciclagem. As crianças ficaram curiosas e surpresas ao entenderem que cada tablado resulta da reciclagem de cerca de 64 tubos de pasta de dente!

Por que o apoio das empresas é essencial para o CoCriança?

O apoio de empresas como a Maqmóveis é muito importante para o CoCriança, uma vez que potencializa o impacto de nossos projetos, qualificando e trazendo inovação para espaços que muitas vezes carecem de recursos. Além disso, entendemos que, para caminhar rumo a um mundo que valorize as infâncias, honrando seus direitos e suas opiniões, é necessário envolver a todos – escolas, famílias, comunidades, instituições, empresas, poder público. Nesse sentido, quando encontramos parceiros que compartilham nossos valores e nossa visão de mundo, como é o caso da Maqmóveis, só expandimos essa visão, fortalecendo uma relação que beneficia as duas partes. Se por um lado viabiliza e potencializa o trabalho do CoCriança, por outro, garante o compromisso social da Maqmóveis, disseminando soluções inovadoras e sustentáveis e impactando positivamente a vida de centenas de crianças. 

Qual a relevância do trabalho do CoCriança nas escolas públicas?

O trabalho do CoCriança foca em territórios de maior vulnerabilidade. Esse é um princípio da nossa atuação, uma vez que entendemos a desigualdade social e territorial como um dos maiores males de nosso país, sobretudo em contextos urbanos. Ao mesmo tempo, entendemos as escolas como equipamentos vitais que, distribuídos por toda a cidade, servem não apenas como locais de ensino, mas também como lugares de cidadania, de reflexão e de encontro. Neste sentido, sempre atentando às particularidades de cada contexto, a atuação do CoCriança busca qualificar espaços comuns, democratizando o usufruto da cidade e fortalecendo um senso de cidadania e de engajamento desde a infância.  Soma-se a isso um cenário enfrentado por muitas escolas públicas, em que os mobiliários e materiais adquiridos, embora funcionais, são muitas vezes padronizados e pouco inovadores. Esta padronização não apenas limita as opções estéticas e de uso, mas também pode restringir a exposição das crianças a conceitos modernos e sustentáveis. A parceria entre o CoCriança e a Maqmóveis rompe exatamente com esse padrão tradicional, introduzindo soluções criativas e materiais inovadores também nas escolas públicas. No caso, o tablado modular Jataí Solar foi mais que um uma solução sustentável de mobiliário, configurando também uma ferramenta pedagógica em si.

Dê o play e se inspire nesse projeto!

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter