Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

05 out | No portfólio da Maqmóveis, carteiras escolares para atender à diversidade de estudantes, em todas as etapas: conheça os novos modelos

POSTADO ÀS 11:10 H - DNA Maqmóveis

No Brasil, a educação escolar é obrigatória e recomendada a todas as crianças e jovens desde a pré-escola, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio. Do ensino fundamental em diante, os alunos ficam boa parte do período escolar sentados junto às carteiras escolares, que os acompanham para servir de apoio aos cadernos, livros, notebooks e outros materiais de estudo. Somando-se o tempo de fundamental e médio, são doze anos de vida dos estudantes passados em salas de aula, por cerca de cinco horas ao dia. Considerando que boa parte da infância e da juventude são vivenciados nas escolas, é preciso levar em conta o conforto dos estudantes e por isso os móveis escolares devem ser ergonômicos, resistentes, fáceis de manter e de transportar. 

São esses objetivos que a Maqmóveis busca, sempre com excelência, na fabricação de toda a linha escolar. Quando se tratam de mesas (ou carteiras) escolares, a empresa oferece uma gama de produtos para atender às diferentes necessidades de cada escola, sempre em conformidade com as normas NBR para esse tipo de peça. Para além da mesa padrão retangular e com porta-livros, a Maqmóveis tem opções que garantem o conforto dos alunos, sejam crianças ou jovens, em diversas situações de sala de aula.

Conheça as carteiras escolares Maqmóveis

Agora, duas novidades se somam ao portfólio da empresa, que oferecia cinco tipos diferentes de carteiras escolares: a Mesa Aluno Colmeia e a Mesa Aluno Elo.

As duas versões têm estrutura de aço carbono, com tampo e porta-livros de compensado laminado de madeira maciça, revestidos com laminado melamínico na face superior. Os tubos arredondados acompanham a estética de cantos arredondados dos tampos e apoio de livros. As carteiras Colmeia e Elo, assim como as outras disponíveis no catálogo da Maqmóveis atendem aos requisitos da norma NBR 14006, que estabelece os requisitos mínimos dimensionais, de ergonomia, estabilidade, resistência, durabilidade e segurança para ambientes de ensino. 

Dos outros cinco modelos para os conjuntos aluno, dois são de mesas acessíveis aos alunos que usam cadeiras de rodas. No caso dessas mesas, Pólen Acessibilidade e FDE Acessibilidade, ambas estão em conformidade com a norma NBR 9050, que regula a acessibilidade de móveis escolares. Assim, as dimensões das peças são adequadas para uso junto a cadeiras de rodas. A Pólen, especificamente, tem tampo arredondado no lado que fica próximo ao corpo do usuário, tornando-a mais funcional e proporcionando mais conforto no uso, já que a mesa “envolve” o aluno. Ela também vem com ganchos acoplados ao tampo, para pendurar mochilas. A carteira acessível FDE tem tampo retangular de MDF ou MDP, e não vem com porta-livros. 

“Já as mesas Pólen, Pólen Dupla, Elo e Colmeia têm em comum o material: todas são feitas de compensado multilaminado de madeira, revestidas de laminado melamínico de alta pressão, que confere maior resistência às partes do móvel que estão em constante contato com o aluno, resistindo inclusive ao suor e umidade. As bordas são todas arredondadas”, explica Ligia Grieco, Coordenadora de Engenharia Executiva na Maqmóveis. Além disso, o compensado se diferencia também por sua aparência, “mais semelhante à madeira maciça, que traz um ar mais rústico e natural às peças”, completa Ligia. A Pólen Dupla é ideal para salas em que alunos se sentam em dupla, e para trabalhos em grupo. Os modelos Pólen vêm com ganchos para mochila e porta-lápis embutido, e podem ser encontrados em três alturas diferentes. Já a Elo tem porta-mochila e apoio frontal para os pés. 

Por fim, as mesas FDE, que atendem às especificações da Fundação para Desenvolvimento da Educação do Governo do Estado de São Paulo, podem ser encontradas em versões com tampos de ABS, MDP ou MDF. “As carteiras que levam ABS, material injetado, são ideais para localidades mais úmidas, já que o material resiste à água”. Todas as carteiras FDE estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes, para servir a todas as etapas da vida escolar dos estudantes. Essas mesas são as mais vendidas na história do Brasil, para salas de aulas de escolas públicas.

Em todos os tampos, o acabamento com laminado melamínico de alta pressão garante a resistência e a facilidade de manutenção. Exceto o modelo acessível FDE, citado antes no texto, todas as outras mesas dessa linha têm suporte para livros de polipropileno injetado.

A robustez da estrutura de todas essas mesas é assegurada pelo aço carbono, material que dá forma à base das mesas. Os modelos diferem apenas na proposta de design e no formato dos tubos: nas diferentes mesas, os pés têm formatos e dimensões diferentes, podendo ser redondos, oblongos e retangulares.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter