Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

08 jul | Bastidores: um tour pela nossa fábrica de móveis em Taquaritinga

POSTADO ÀS 10:07 H - DNA Maqmóveis

A história da Maqmóveis começa com uma pequena revenda de máquinas de escrever e móveis para escritório. Localizada na ensolarada cidade de Taquaritinga no interior do estado de São Paulo, nasceu como um comércio local em 1983. Então, depois de alguns anos bem-sucedidos, Roberto Costa, nosso fundador, apostou na produção de móveis escolares e com 10 colaboradores abriu a primeira fábrica Maqmóveis.

Pouco depois, já consolidada como líder de mercado no segmento escolar em 2001, passamos a investir em design, novos materiais e alta tecnologia, e assim, ampliamos a capacidade de produção e a atuação para o mercado corporativo, onde logo nos tornamos referência. Como resultado, em 2021 contamos com três unidades industriais, no Brasil e no Paraguai, uma unidade de negócios em São Paulo, e cerca de 400 colaboradores.

Para quem acompanha essa trajetória de perto ou através de nossos perfis nas redes sociais;  já sabe que a rotina na fábrica Maqmóveis, em Taquaritinga, onde está localizada nossa sede, é repleta de etapas surpreendentes! Bem como que cada uma delas envolve maquinário de ponta e atuação de excelência de nossos colaboradores. Assim, cada um de nossos móveis e projetos especiais partem para todo país, com a qualidade e cuidado que são nosso DNA!

Tour pela fábrica

Então, prepare-se para o tour em nossa fábrica na galeria abaixo, e descubra algumas curiosidades do universo Maqmóveis.

interior de fábrica de móveis com máquinas e materiais
Vista geral da fábrica
tubos de aço em galpão industrial
Primeira etapa: recebimento de matéria prima
máquina de corte a laser
Máquina de corte à laser para tubos de aço
máquina de corte de tubos de aço com trabalhador manuseando
Máquina de corte convencional para tubos de aço
maquinário para dobra de tubos de aço
Nessa etapa, os tubos são dobrados mecanicamente e já começam a ganhar forma!
equipamentos linha de produção com computador e cadeira
robô de solda em fábrica de móveis
O robô de solda está entre os favoritos dos bastidores da produção Maqmóveis!
robô de solda operado por trabalhador
E conta com a atuação atenta e cuidadosa de nossos colaboradores, devidamente equipados com todo material de segurança.
trabalhador realizando solda manual em fábrica de móveis
O processo de solda manual é igualmente encantador!
maquinário de pintura de cadeiras em fábrica de móveis
Nas etapas finais, pintura e montagem!
trabalhadores montando cadeiras em fábrica de móveis

Curiosidades da nossa fábrica de móveis

Você sabia?

  • O nome Maqmóveis surgiu da combinação dos primeiros produtos comercializados pelo nosso fundador, Roberto Costa: máquinas de escrever e móveis corporativos!
  • O conjunto aluno que é composto por cadeira e carteira, é o produto que fabricamos com mais rapidez: cerca de 15 segundos! Nesse sentido, em nossa fábrica de móveis, são fabricadas até 2100 unidades em um dia, e esse processo envolve em média 85 colaboradores!
  • A última versão da cadeira Jataí é o produto que leva mais tempo para ser produzido. Como resultado de sua proposta inovadora, requer atenção redobrada em cada detalhe! Assim, fabricamos em média 50 unidades por dia, com capacidade máxima de produção.
Base, prancheta e assento giram de forma independente adaptando o produto para destros e canhotos e permitindo o posicionamento frontal ou lateral da prancheta. O tubo na base serve como apoio dos pés para pessoas de diferentes estaturas. Produto vencedor do Prêmio Salão Design 2020 e Museu da Casa Brasileira em 2019, é um ícone do Design Brasileiro, além de ser o produto que originou a Linha Jataí e parceria da Novidário com a Maqmóveis.
Cadeira Jataí: os detalhes que fazem a diferença

Atualmente, a sede da Maqmóveis em Taquaritinga conta com uma planta de 22 mil m² construídos, onde atuam cerca de 240 colaboradores. Tecnologia e inovação em todos os processos garantem mais produtividade, mas são nossos colaboradores que transformam com excelência cada etapa de produção de nossos móveis.

fachada fábrica de móveis
Fachada da sede Maqmóveis em Taquaritinga – SP. Fotos: Christian Parente.

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter