Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

30 jun | Biblioteca colaborativa Maqmóveis: leitura que transforma

POSTADO ÀS 05:06 H - DNA Maqmóveis

Com sólida atuação na educação há mais de 40 anos, a Maqmóveis acredita que a leitura é um dos principais caminhos para a formação de uma sociedade mais empática e rica em conhecimento. Assim, temos a oportunidade de aprender, desenvolver nossa criatividade e imaginação, ao passo que também conseguimos potencializar a capacidade analítica, social e crítica frente a diversas situações da vida. Como resultado, o hábito contribui com o crescimento do vocabulário e melhora a escrita, tornando a comunicação mais ampla e as relações interpessoais mais divertidas e interessantes.

Além disso, acreditamos que todas e todos podemos nos tornar grandes leitores! Então, criamos a “Biblioteca Colaborativa”! Uma iniciativa Maqmóveis com objetivo de estimular nossos colaboradores a descobrirem o universo dos livros. Nesse sentido, a equipe pode emprestar seus títulos preferidos de um acervo em permanente transformação, e acompanhar as indicações periódicas de leitura nos canais digitais da empresa. Livros infantis também fazem parte da coleção, para que o momento da leitura possa se estender às famílias.

Depoimentos

Durante a implantação da iniciativa, descobrimos na equipe um leitor assíduo: Juarez Silva Rodriguez! Ele que é soldador, e trabalha na Maqmóveis há alguns anos, já completou a leitura de mais de 10 títulos:

“A leitura para mim é importante porque eu desenvolvo minha habilidade em comunicação! Presto mais atenção no jeito de pronunciar cada palavra, e até mesmo em meu português e como me expresso. Acho incrível como relacionamos as coisas da vida com cada leitura, e a forma que cada leitura é uma emoção! Gosto de ver a capa, de entender do que se trata, de como posso me relacionar com a história. E fico muito contente com esse movimento, porque a leitura vem me ensinando a ter uma convivência melhor com a vida e meus amigos. E é uma iniciativa incrível da Maqmóveis! Por que além de me ajudar com esse meu “vício” (risos) estimula o hábito nos outros colaboradores. Muito bom!”

A Biblioteca Colaborativa Maqmóveis é uma iniciativa do departamento de Recursos Humanos, que conta como tudo começou:

“A ideia surgiu através de uma atitude maravilhosa de um antigo colaborador da empresa, que no dia de sua despedida nos entregou uma sacola cheia de livros interessantíssimos como uma forma de presente e agradecimento. Ficamos muito emocionados, pois o colaborador relatou que os livros doados naquele momento foram um grande auxílio e impulsionadores de alento durante um período de depressão enfrentado por ele. Seu ato de bondade, agradecimento, e desprendimento motivou a equipe de RH no mesmo instante: por que não permitir que os livros ajudassem mais pessoas? Em seguida, mobilizamos uma campanha de arrecadação para aumentar o número de títulos disponíveis, enquanto já alimentávamos uma lista de compartilhamento com todos os colaboradores para realização dos empréstimos. Assim nasceu a Biblioteca Colaborativa, que hoje conta com 109 títulos (e crescendo!).

Móveis para transformar as bibliotecas

Parte do encanto do universo dos livros também está nas bibliotecas! A oportunidade de checar vários títulos ao mesmo tempo, escolher a capa favorita, ler os resumos… Enfim, é uma experiência única! Os expositores de livros da Maqmóveis são capazes de transformar os ambientes com protagonismo e são fundamentais no estímulo à leitura, afinal, possibilitam a organização prática e o acesso fácil às diversas obras expostas. Confira o mobiliário:

Bibliotecas inspiradoras pelo mundo: aproveite a leitura!

E você, qual sua relação com a leitura? Já visitou alguma biblioteca? No mundo existem diversas bibliotecas inspiradoras, e selecionamos algumas para inspirar a visita:

Conhecida nas redes por @nypl, a New York Public Library (Biblioteca Pública de Nova Iorque) está localizada em Manhattan, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. É uma das principais bibliotecas do mundo e está entre as mais importantes dos EUA! Isso porque conta com um dos maiores acervos do país, e grande circulação de pessoas. Além disso, já foi cenário para gravação de uma série de filmes icônicos, como o clássico “Bonequinha de Luxo”! Clique e confira a relação completa de filmes aqui.

fachada biblioteca mário de andrade
Fotos: reprodução.

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) está localizada no centro da cidade de São Paulo, foi a primeira e é a principal biblioteca pública da cidade. Fundada em 1925 a partir do acervo da Câmara Municipal, consolidou-se ao longo de sua história como uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Seu edifício sede é considerado um marco arquitetônico do estilo art déco na cidade e foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon. A biblioteca também recebe exposições e diversas manifestações culturais, como lançamentos de livros e palestras. Uma curiosidade é seu funcionamento noturno, que reforça a máxima paulistana, da cidade que nunca dorme.

A Biblioteca Vasconcelos, que também é conhecida por “megabiblioteca” pela imprensa mexicana, está localizada na Cidade do México, capital do país, e conta com um acervo de cerca de 580 mil títulos. Para construir a biblioteca o governo fez um concurso internacional com jurados locais e estrangeiros e o vencedor foi Alberto Kalach, arquiteto em ascensão no país, com obras em construção na China, na Califórnia (EUA) e em várias partes do México. Além disso, o prédio tem painéis de vidro no teto e nas laterais, o que permite sua iluminação com luz natural na maior parte do dia. Por fim, a grande surpresa, uma ossada de baleia, obra do artista plástico Gabriel Orozco, fica suspensa bem no centro do espaço.

espaço de leitura biblioteca vasconcelos no méxico
Fotos: reprodução.

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter