Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

15 jul | Maqmóveis na Camino School, escola inovadora na cidade de São Paulo

POSTADO ÀS 05:07 H - Acontece

Está no DNA da Maqmóveis desenvolver peças funcionais, inovadoras e seguras para o dia a dia e rotina do estudante. Assim, acompanhamos a evolução dos ambientes escolares e desenvolvemos produtos que atendam as necessidades das mais atuais metodologias pedagógicas e de escolas inovadoras. Nosso hub de inovação, Maq ID, conta com uma equipe de designers, engenheiros e arquitetos que estão inseridos no universo educacional criando projetos para resolver as demandas trazidas pelos educadores, alunos e mantenedores das escolas.

Dessa forma, nasceu a Linha Jataí, que  é resultado de 10 anos de estudo e dedicação no desenvolvimento de móveis, visando corresponder às novas metodologias de ensino e a crescente demanda por ambientes colaborativos da nova geração de espaços educacionais e corporativos. Os produtos da linha são perfeitos para propostas  dinâmicas de organização para diferentes atividades e posturas de trabalho.

Por isso a Linha Jataí foi escolhida para mobiliar a Camino School, pois está alinhada com o projeto pedagógico da escola.

Conheça a Camino School

A Camino School, embasada nas pesquisas mais relevantes sobre educação, adotou uma metodologia centrada na aprendizagem. Na Camino a experiência de aprendizagem inclui as dimensões individual e coletiva, subjetiva e objetiva, física e digital. O espaço físico da escola foi projetado pelo escritório GOAA arquitetura que criou um ambiente plural que convida o aluno para a construção de caminhos únicos e diversificados.

Dessa forma, todos os espaços da escola são pedagógicos, a integração entre as salas de aula e as áreas comuns da escola garantem fluidez entre os conteúdos trabalhados e as atividades realizadas. A relação entre os espaços internos e externos transforma a rotina, quebrando a barreira entre o aprender e o brincar, estimulando a criatividade e a imaginação dos alunos.

Na Camino School a Linha Jataí é usada de maneira completa. Móveis diferentes dentro das salas de aula proporcionam várias formas de sentar-se e de trabalhar. A escolha do mobiliário e o desenho cuidadoso dos layouts são resultado de inúmeras reuniões de briefing. Luciana Sobral, sócia da Novidário, que assina a linha Jataí exclusiva para a Maqmóveis, foi responsável pelo desenho dos layouts garantindo que os conceitos que norteiam a linha fossem aplicados em todos os ambientes da escola.

“Quando o Guido, arquiteto responsável pelo GOAA, nos convidou para fazer os layouts da escola ficamos empolgados e juntos com a Letica Lyle, diretora do colégio, pensamos cada ambiente da escola em seu máximo detalhe. Guido já conhecia nosso mobiliário e juntos foi possível escolher os móveis de forma adequada para garantir que a proposta pedagógica da escola fosse refletida em todos os ambientes. Nas salas de aula os alunos são convidados a trabalhar de diferentes maneiras, não temos a mesma tipologia para todos os alunos. Cada um vai escolher, de acordo com o trabalho que precisa desenvolver, uma forma de sentar. ” conta Luciana Sobral.

As escolhas Maqmóveis para a proposta inovadora da escola

Nas salas de aula foram especificados móveis que proporcionam trabalho em grupo e trabalho individual, a Mesa Favo, para trabalho coletivo e a Mesa Pólen,  para trabalho individual. Para proporcionar outras maneiras de sentar foram usadas as Poltronas Pólen com as Mesas de apoio Pólen que garantem a ergonomia em uma postura mais descontraída. As lousas divisórias são muito adequadas para esse tipo de layout pois o professor pode levar a lousa para ser usada junto de cada grupo de alunos ou os alunos usarem a lousa como apoio para discussões. O Escaninho Própolis M e o Armário Própolis G organizam o material pedagógico e os trabalhos realizados pelos alunos.

sala de aula em escola inovadora, com cadeiras e mesas

Na biblioteca os livros são dispostos de diferentes formas. A Biblioteca Pólen e a Biblioteca Própolis organizam os livros com as capas voltadas para o aluno e podem ser organizados por assunto, autor ou até mesmo por proposta de projeto. As caixas são perfeitas para serem levadas para a roda ou para as salas de aula. Para o momento de leitura descontraída as Poltronas Pólen são ideias e para momento de pesquisa, discussão ou trabalho em grupo, as Cadeiras Jataí combinadas com as Mesas rebatíveis retangulares e as Cadeiras Colmeia garantem a flexibilidade do ambiente.

sala de leitura em escola inovadora, com poltronas, estantes biblioteca e lousa
sala de aula iluminada com carteiras universitárias em escola inovadora

No refeitório as Bancadas Favo e as Banquetas Favo foram misturadas com as Mesa Favo e as Cadeiras Pólen trazendo diferentes alturas deixando o ambiente mais dinâmico e variado. Nos laboratórios os Carrinhos Pólen organizam e deixam o material de fácil acesso ao aluno trazendo praticidade e autonomia. Nas áreas comuns o Sofá Mel e os Pufes Mel podem ser usados tanto para as horas de descanso como para as horas de estudo.

Conheça outros ambientes da escola na galeria abaixo e descubra os outros produtos da linha Jataí em nosso site.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter