Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

22 nov | A Maqmóveis marca presença na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com mobiliário do evento

POSTADO ÀS 08:11 H -

Chega à sua 20ª edição a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), evento que reúne autores, editores e público em geral para debater e pensar a literatura, seu papel na sociedade e o fazer literário. A festa, que se espalha por tendas na cidade de Paraty (litoral do RJ) durante cinco dias, acontece de 23 a 27 de novembro, e este ano volta ao modelo presencial depois de dois anos de isolamento social devido à pandemia de Covid 19. 

Além de ser um incentivo à leitura e à produção literária, o evento é um estímulo ao fortalecimento da educação e ao pensamento crítico. Por isso, em todas as suas edições, a Flip homenageia um escritor ou escritora, levando a debates seus legados, suas trajetórias e suas contribuições para cultura.

Flip 20 anos: Autora homenageada

Este ano, a homenageada é a escritora maranhense Maria Firmina dos reis, mulher negra provavelmente nascida em 1822. Contrariando o destino mais comum das mulheres de sua época e condição, Maria Firmina foi escritora e educadora, e em 1859 lançou Úrsula, romance que inaugura no Brasil a linhagem da literatura abolicionista e que, após anos de apagamento, vem paulatinamente ganhando mais atenção, dentro e fora do Brasil. 

Professora de primeiras letras em Guimarães, no Maranhão, sua obra prolífica se construiu praticamente em paralelo à literatura majoritariamente masculina e branca dos círculos literários brasileiros. Para os organizadores da Flip, essa escolha é muito representativa: “Em um ano marcado pelo bicentenário da Independência e pelo centenário da Semana de Arte Moderna, essa escolha valoriza quem trabalha incessantemente pela palavra e por um ambiente cultural e educacional mais acolhedor, seja nos centros econômicos ou nas bordas do país. As personagens e narrativas memoráveis de Maria Firmina têm inspirado coletivos de leitura, professoras e autoras contemporâneas com sua linguagem, imagens e abordagens de um Brasil real e ficcional que atravessa duzentos anos de uma independência controversa”.

Ciente da importância da leitura e da educação para a transformação das sociedades, a Maqmóveis participa este ano da Flip, desenvolvendo mobiliário exclusivo para diversos ambientes. Como os espaços do evento são itinerantes, os critérios para a escolha das peças passavam por móveis flexíveis, robustos, e que resistem a intempéries. “É um mobiliário que suporta ser transportado com frequência, preparado para receber o fluxo de público e tem acabamentos que resistem às mudanças de clima”, explica João Santana, coordenador de engenharia da Maqmóveis que participou do projeto para a Flip.

Entre as mesas e cadeiras para as rodas de debates, estão os modelos de poltronas e sofás estofados da linha Parte e Jataí; como mesa lateral Colmeia e mesas de centro e de apoio Pólen. Além disso, a Maqmóveis também vai disponibilizar lockers para que a equipe da Flip possa guardar seus pertences. 

Também há a área dedicada ao público infantil, a Flipinha, onde serão usadas as peças de tablado modular Jataí, que são como tablados multiuso, e podem virar palco, arquibancada e até mesmo assentos, já que são empilháveis. “Por fim, desenvolvemos alguns itens exclusivamente para a feira: uma mesa de autógrafos componível com base em tom de verde, que remete ao evento. E estantes especiais com iluminação de led para que o público possa ver e ter acesso aos livros expostos”, completa João Santana. 

Ainda, a Maqmóveis incentiva a leitura entre seus colaboradores com a Biblioteca Colaborativa que mantém na empresa. A head de comunicação e marketing da Maqmóveis, Mirela Malaman comemora a participação da empresa na Flip: “Há anos frequento a Flip como visitante, e na última edição antes da pandemia surgiu esse desejo de levar a Maqmóveis para a Festa, que tem tanta sinergia com o propósito fundamental da Maqmóveis, que é transformar o mundo através da educação. Desse desejo inicial, se concretizou a parceria, que reforça o compromisso da Maqmóveis em desenvolver móveis versáteis e inovadores, atendendo às mais diversas necessidades do espaço contemporâneo, e também do incentivo à leitura e fortalecimento da educação”.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter