Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

14 set | Saiba como aumentar o conforto e a produtividade nos espaços de trabalho

POSTADO ÀS 08:09 H -

Nos novos tempos, o trabalho remoto virou um dos temas mais discutidos pela sociedade. Se por um lado esse modelo permite maior flexibilidade ao trabalhador, que consegue mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional exercendo suas atividades desde casa, por outro ele diminui as interações entre a equipe e desfavorece a criação e o fortalecimento da cultura e da identidade da empresa – características inerentes do escritório físico. 

Passados mais de dois anos do início da crise sanitária mundial, embora o debate ainda esteja em alta, cada vez mais empresas têm adotado o modelo híbrido, com adaptação dos espaços físicos às novas necessidades e condições dos funcionários, optando por ambientes que, além de facilitar as relações pessoais e colaborativas, são confortáveis, flexíveis e mais despojados.

Neste sentido, o design de interiores de ambientes corporativos é responsável por criar ambientes de trabalho capazes de satisfazer esses critérios. Quer seja com mobiliário, iluminação, espaços de descontração e itens de tecnologia que facilitam a rotina, é importante dar forma a espaços flexíveis, visualmente atraentes e acolhedores, para influenciar positivamente os trabalhadores.

Cases inspiradores: conforto nos espaços de trabalho

Um dos exemplos bem conhecidos de empresa que buscou criar um ambiente extremamente atraente para seus funcionários é o Mercado Livre, que inaugurou sua sede, chamada de “cidade do Mercado Livre”, em 2016 em Osasco, SP. O espaço de 33 mil m2 oferece diversas áreas e itens para o bem-estar dos colaboradores. 

Embora as edificações que abrigam a empresa sejam grandes galpões industriais, os espaços não são frios, ao contrário, são bastante acolhedores. Tal atributo é conquista do design de interiores, que lança mão de intervenções artísticas nas paredes para levar cores e despojamento aos diversos ambientes.

Sala de reunião dentro do coworking Escola Portal, com mesa e cadeiras, parede decorada com postes e lousa branca fixada sobre ela
Móveis da linha Jataí em sala de Reunião

No case do Mercado Livre, outro elemento que chama a atenção são as câmaras circulares de madeira chamadas POTS, que se distribuem ao longo da planta do escritório e podem ser usadas para reuniões de pequenos grupos. Sobre essas câmaras há minijardins que, junto com os canteiros de árvores espalhados pelos galpões, levam o verde para os interiores, proporcionando frescor e conforto para os usuários. Além disso, a empresa oferece área externa com jardins e redes, salão de beleza, massagem e consultórios médicos, entre outros benefícios.

ambiente de trabalho com armários, agregado à um espaço externo com plantas
 Inspire-se nesse ambiente com espaço verde, projetado com móveis de armazenagem da Linha Fit

Além de itens decorativos, outros elementos que contribuem para tornar os escritórios mais acolhedores são a iluminação e a presença de terraços. A empresa WeWork, que oferece espaços para coworking em diversas localidades no mundo e em algumas cidades brasileiras, aplica esse conceito em suas unidades. Em todos os es escritórios da rede predomina uma proposta contemporânea, que alia um cenário de ares industriais – com instalações elétricas, dutos de ventilação e estruturas de concreto expostos – com móveis coloridos, tapetes, vasos de plantas e outros itens que comporiam a área de estar de uma casa. 

ambiente residencial com duas poltronas vistas de costas
Poltrona Pólen em projeto residencial

No quesito mobiliário, conforto, ergonomia e funcionalidade devem sempre andar juntos e marcar presença nos escritórios para tornar o dia-a-dia dos usuários mais prático e confortável. A poltrona Pólen assinada pela Novidário e fabricada pela Maqmóveis é uma peça ideal para ser usada em espaços de estar e descompressão. Além disso, seu estilo despojado e o formato ergonômico fazem com que seja perfeita para encontros colaborativos.

ambiente com móveis flexíveis para aumentar o conforto no espaço de trabalho
Projeto de ambiente corporativo multiuso com móveis da Linha Jataí

Já as peças da linha Parte levam funcionalidade aos escritórios por serem componíveis, permitindo diversas modulações e combinações entre assentos e mesas – uma caraterística essencial para os locais de trabalho atuais, que pedem mobilidade e facilidade nas mudanças de layout, já que o modelo de trabalho híbrido é flexível e muitas vezes não tem postos fixos para os colaboradores.

imagem apresenta assentos em tom de bege, cinza e azul, com uma mesa de apoio, com laptop sobre ela
Linha Parte permite inúmeras configurações, para atender os mais diferentes espaços

Quer outras inspirações para ambientes corporativos? Acompanhe nossas inspirações no Pinterest!


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter