Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

29 dez | Conheça o projeto do escritório de arquitetura Carolina Penna para o Colégio Ábaco, em São Paulo

POSTADO ÀS 10:12 H -

Em funcionamento desde os anos 1970 na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o Colégio Ábaco inaugurou no ano passado sua primeira unidade na cidade de São Paulo, no bairro Sumaré, seguindo os mesmos preceitos que consolidaram o Ábaco como um ambiente estimulante de aprendizagem. O projeto pedagógico, que privilegia os conhecimentos lógico e criativo e o pensamento crítico, encontra nos espaços especialmente projetados os meios ideais para se desenvolver. 

Fachada do Colégio Ábaco, em São Paulo.
Fachada do Colégio Ábaco, Unidade Sumaré, em São Paulo Capital. Fotos Guilherme Pucci.

A infraestrutura dessa nova unidade atende ao público da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo quadras poliesportivas, espaço Maker, laboratório de informática, sala de artes, laboratório de Ciências, restaurante, biblioteca, sala de dança, espaço de convivência ao ar livre, quadra poliesportiva e de beach tennis. Para os pequenos, há também parquinho, campinho de areia e áreas verdes que os estimulam a brincar e expandir a criatividade. Os diferentes ambientes permitem que os alunos desenvolvam múltiplas habilidades nos âmbitos cognitivo, social e emocional.

Colégio Ábaco, um projeto do escritório de Arquitetura Carolina Penna

Sala de aula com mesas retangulares e cadeiras coloridas. No fundo, prateleiras com materiais escolares.
Colégio Ábaco em São Paulo. Fotos Guilherme Pucci.

A escola se instalou em prédios já existentes que antes abrigavam uma faculdade. Um deles, voltado para a rua, correspondia à parte administrativa da instituição. Assim, foram necessários vários ajustes e adaptações para que o espaço ganhasse o estilo da escola, com ambientes inovadores, estimulantes e acolhedores. A reforma ficou a cargo do escritório da arquiteta Carolina Penna: “O grande desafio da obra foi a transformação do prédio frontal, já que o das salas de aula permaneceu com o mesmo uso. Era um edifício mais duro, mais burocrático, e precisávamos criar ali espaços interessantes para as crianças e jovens”, conta Carolina. 

No andar térreo, além do refeitório, há os espaços ligados às atividades complementares: artes, dança, teatro, tecnologia etc. Já no andar superior a equipe resolveu tomar partido da ligação visual com a rua e a copa das árvores, dada pela fachada envidraçada. “A vista é muito bonita e traz tranquilidade, por isso instalamos ali a biblioteca. Estantes vazadas feitas sob medida deixam entrever as árvores, criando uma atmosfera bem poética. Nas áreas de estudo, mesas e cadeiras da linha Jataí, da Maqmóveis: as mesas podem ser encaixadas nos vãos das estantes, já que estas foram projetadas com esse fim”, diz. 

Balcão com prateleiras e nichos, uma cadeira verde e vários materiais artísticos e escolares.
Colégio Ábaco, unidade Sumaré. Fotos Guilherme Pucci.

Na sala de criatividade (Maker e Artes), também foram usadas bancadas, banquetas e outros móveis da Jataí, numa paleta de cores especialmente desenvolvida para esse projeto, com tons de verde e azul. O refeitório também tem mobiliário da linha, que pode ser levado para outros ambientes ou ser rearranjado caso haja uma atividade que pede mais espaço. “Sou contra as tradicionais mesas fixas de refeitório justamente porque não saem do lugar. Já as mesas da Jataí são facilmente deslocadas”, conta Carolina.

Sala de leitura ampla e bem iluminada, com grandes janelas, mesas retangulares, cadeiras coloridas e estantes de livros vazadas.
Colégio Ábaco, unidade Sumaré. Fotos Guilherme Pucci.

Ter móveis portáteis e multiuso é uma das grandes demandas das escolas contemporâneas, pois assim os espaços podem ser melhor aproveitados, e as atividades se tornam mais dinâmicas. Na Ábaco também é assim: todos os ambientes receberam móveis da linha Jataí para manter não só a unidade visual, mas também permitir à escola ter a flexibilidade de mudar o mobiliário de lugar mantendo o padrão estético: “Se a escola sedia um evento que precisa de mais cadeiras num certo ambiente, basta transportá-las de um espaço a outro. Ainda, a gama de mobiliário da Jataí permite que tenhamos peças de diferentes funções seguindo a mesma linha visual, inclusive na paleta de cores exclusiva”, Carolina. Ou seja, é possível combinar os móveis de acordo com a necessidade, mas com um resultado sempre harmônico, bonito: “sabemos que a beleza e a estética também são fatores importantes no desenvolvimento das crianças, porque isso faz com que se sintam bem no espaço, se apropriem e cuidem dele”, finaliza.

Refeitório escolar, com balcões, mesas, cadeiras e banquinhos. No fundo, geladeiras e um mural com desenhos de alimentos.
Colégio Ábaco, unidade Sumaré. Fotos Guilherme Pucci.

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter