Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

11 jan | Maqmóveis leva móveis ergonômicos e multifuncionais para a Biblioteca Pública Municipal de Taquaritinga

POSTADO ÀS 08:01 H - Acontece

A cidade sede da Maqmóveis, Taquaritinga, no interior de São Paulo, agora tem uma nova opção de cultura e lazer para a população: o antigo Cine São Pedro, inaugurado como Teatro Municipal em 1909, reabre as portas depois de uma reforma que iniciou em 2015. A construção de dois andares e estilo neoclássico atualmente é um espaço multiuso de difusão de cultura, destinado a exibir peças de teatro, apresentações de dança e diversas outras atividades culturais, além de também abrigar o Museu Histórico Municipal “José Sanches Filho” e a Biblioteca Municipal “Escritor José Paulo Paes”.

O acervo de livros da biblioteca fica à disposição da população e de interessados diariamente, das 8 às 17h. 

Sala de uma biblioteca com mesas e bancos coloridos.
Biblioteca Pública Municipal ” Escritor José Paulo Paes”, em Taquaritinga, SP.

Quem visitar o espaço poderá conhecer as obras de um dos cidadãos mais ilustres da cidade, o escritor José Paulo Paes, que dá nome à biblioteca, numa justa homenagem a esse taquaritinguense que se consagrou também como poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta. Tradutor de autores como Charles Dickens, Joseph Conrad, Pietro Aretino, William Carlos Williams, Edward Lear e Rilke, entre diversos outros, alcançou tanto reconhecimento nesta área que foi nomeado como diretor da Oficina de Tradução de Poesia no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ainda, José Paulo Paes teve grande destaque como poeta, tendo sido um dos expoentes da poesia concreta, ao lado de autores como Haroldo de Campos e Décio Pignatari. 

Maqmóveis na Biblioteca Pública Municipal de Taquaritinga

Sala de uma biblioteca com mesas e bancos coloridos. Uma mulher pendura um quadro na parede.

E é justamente o espaço da biblioteca que recebe agora uma antessala renovada com móveis multifuncionais da Maqmóveis, para que seus frequentadores possam aproveitar a visita com mais conforto. “A ideia foi equipar o espaço para que estudantes, crianças e outros visitantes possam usufruir efetivamente do ambiente, seja para atividades lúdicas com as crianças ou para que jovens e universitários façam suas pesquisas e estudem com tranquilidade usando móveis confortáveis e ergonômicos”, conta João Santana, gerente de engenharia da Maqmóveis. 

Sala de uma biblioteca com mesas e cadeiras coloridas. Alguns livros espalhados em uma das mesas.

Junto com outros colaboradores da empresa, João visitou o espaço para entender as necessidades de frequentadores e funcionários, e então projetaram um espaço onde há palcos modulares para formar arquibancadas em que as crianças podem ficar sentadas para rodas de leitura, cadeiras e mesas da linha Jataí com rodízios, arquibancadas Favo e poltronas Pólen. Além disso, também foram doados móveis para a área de atendimento da biblioteca, onde ficam os funcionários que atendem ao público. “Uma das premissas do projeto foi que o espaço tivesse flexibilidade. Assim, escolhemos móveis que podem ser deslocados e formar diferentes ambientes, para melhor aproveitamento da antessala, que antes estava vazia”, completa João. 

Sala de uma biblioteca com mesas e cadeiras coloridas. No fundo, várias estantes cheias de livros.

Esse projeto faz parte das práticas ESG da Maqmóveis. ESG é uma sigla, em inglês, que se refere a boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (Environmental, Social and Governance) adotadas pelas empresas. “De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de modo a construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração”, como define o site do Sebrae. Entre os princípios do ESG estão: busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente; valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho; valores, postura moral e ética nos negócios. No caso da doação à biblioteca, a Maqmóveis adota uma boa prática social, uma vez que leva um benefício para a comunidade em que está inserida. “Para nós, é uma grande satisfação participar desse projeto que agrega à cultura de nossa região”, finaliza João Santana.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter