Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

24 jan | Móveis Maqmóveis integram exposição com finalistas do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

POSTADO ÀS 09:01 H -

Desde 1986, o Museu da Casa Brasileira promove anualmente um prêmio de design que elege os melhores produtos de design nacional em categorias como mobiliário, iluminação, construção, utensílios e trabalhos escritos, entre outras. 

Os ganhadores e finalistas de 2022, 35ª edição do prêmio, poderão ser vistos pelo público em geral numa exposição no próprio MCB, localizado em São Paulo. Inaugurada em 16 de dezembro de 2022, fica em cartaz até 26 de fevereiro de 2023, com entrada gratuita às sextas-feiras.

Entre os produtos expostos estão o banco Jacaré e itens da linha Parte, produzidos pela Maqmóveis. O Jacaré é assinado pelo designer paulistano Vinícius Ladivez, que propõe na peça uma releitura de um banquinho de madeira da Marcenaria Olinda, porém com materiais e processos de fabricação diferentes, já que é todo feito de aço. A criatividade e inovação do banquinho também o levaram a ser finalista do Prêmio Salão Design 2022. Na parceria com a Maqmóveis para a produção do Jacaré, foram acrescentadas cores novas aos acabamentos da peça, que pode ser encontrada em verde, laranja e rosa neon.  

Já a linha Parte, que recebeu menção honrosa do Prêmio Design MCB, leva a assinatura da Novidário, e se compõe de assentos e mesas auxiliares que podem se combinar de diferentes maneiras, formando móveis customizados – ou seja, nos diferentes tamanhos e layouts à escolha do cliente. Tal versatilidade permite que os móveis se adaptem a espaços grandes ou pequenos, e as diversas opções de cores para os assentos estofados e superfícies de laminado melamínico contribuem para a criação de ambientes mais sóbrios ou despojados.

O lançamento da linha Parte aconteceu na 18ª edição da SP-Arte.

A visita à exposição é uma oportunidade para o público não só ver produtos de design inovador criados por profissionais brasileiros e fabricados pela indústria nacional, mas também para conhecer a propriedade onde fica o museu, e outros itens de seu acervo. Em 2022, o museu fez 52 anos de existência, e 50 que está instalado no atual endereço, um antigo Solar neoclássico construído entre 1942 e 1945, originalmente para abrigar o ex-prefeito de São Paulo (1934-1938) Fábio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi Prado. O projeto arquitetônico, desenhado por Wladimir Alves de Souza, remete às linhas do Palácio Imperial de Petrópolis (RJ), e fica inserido em um terreno de 15 mil m2  com extensa área verde, no bairro do Jardim Paulistano. 

O museu é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Ao longo de mais de cinco décadas de existência, tornou-se referência nacional e internacional nessas áreas por promover programas como o Prêmio Design MCB, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro. Entre as exposições do acervo, é possível conferir como viviam os moradores da casa na mostra A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado, que traz peças e fotos do uso residencial do imóvel.

Além disso, a programação do MCB contempla debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design. O museu é uma ótima opção de passeio para toda a família, já que o lugar também é palco de diversos concertos musicais às sextas-feiras ou aos domingos – e dá para esticar o programa com um almoço no restaurante Capim Santo, também localizado na propriedade. A programação completa do MCB pode ser conferida aqui https://mcb.org.br/pt/programacao/.

Confira cliques da exposição dos finalistas do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira:


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter