Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

25 abr | Conheça a nova matéria-prima Maqmóveis: ecoplaca feita de tubos usados de pasta de dente

POSTADO ÀS 08:04 H -

Inovação e busca constante por soluções ótimas em design são as missões da Maq ID, núcleo da empresa que reúne uma equipe multidisciplinar para projetar, desenvolver e produzir peças com design assinado. Também chamado de hub de Design, esse centro de desenvolvimento conta com a expertise dos técnicos da empresa e máquinas de última geração para dar forma a projetos de designers brasileiros renomados, com o intuito de atender às demandas de customização de ambientes diferenciados e outras propostas especiais e exclusivas.

Atento às mudanças e demandas do mundo atual, o núcleo traz como uma de suas novidades o uso de placas sustentáveis, feitas inteiramente de materiais reciclados, que serão usadas na fabricação de diversos móveis da linha Jataí. Nesses móveis, as ecoplacas substituirão os compensados multilaminados de madeira maciça, permitindo o uso em ambientes externos.

Dessa forma, a Maqmóveis contribui para diminuir o impacto da retirada de mais recursos naturais do meio-ambiente, e também evita que mais resíduos sejam enviados aos lixões, pois as placas são produzidas com materiais reciclados – 25% de alumínio e 75% de plástico PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) provenientes de aparas de tubos de creme dental. Além do baixo impacto ambiental, esse material não oferece riscos à saúde. 

Outras características vantajosas: são impermeáveis, resistentes a agentes químicos, isolantes termoacústicos e apresentam baixa absorção de calor e alta resistência físico-mecânica, o que torna as placas ideais para uso na construção civil, indústria moveleira, arquitetura e decoração, entre outras.

Na mesma linha, as garrafas PET são um material problemático para o meio-ambiente, mas têm sido cada vez mais utilizadas na composição de novos itens – seja na moda, na decoração ou no design. O designer espanhol Alvaro Catalán de Ocón, por exemplo, criou a marca PET Lamp, que usa garrafas PET descartadas e o trabalho de artesãos da Colômbia e no Chile – experts em trançar palha – para criar lindas luminárias.  Depois de recortado, o material das garrafas é entrelaçado com palha tingida de pigmento vegetal. O resultado é realmente deslumbrante, e faz sucesso no mundo todo desde 2011. “Além disso, os artesãos têm liberdade de expressar seu trabalho como vêm fazendo há séculos, fiéis a suas raízes”, diz Alvaro.

Já o plástico de brinquedos usados é a matéria-prima que os designers Vanessa Yuan e Joris Vanbriel, baseados na Bélgica, usam para dar forma a novos móveis e acessórios infantis. Os dois analisaram os processos de reciclagem existentes e conseguiram desenvolver um processo próprio, em que superam as barreiras da reciclagem de plásticos misturados (especialmente resíduos de brinquedos de plástico, considerados difíceis de reciclar) e eliminam a aparência cinza dos plásticos reciclados. Segundo os designers, é preciso coletar, classificar, limpar e moer os brinquedos antigos.

Uma vez separados de acordo com as cores, os flocos são transformados em um único item com uma aparência manchada. O processo meticuloso, unido ao uso de tecnologias avançadas permite a obtenção de um plástico com qualidades semelhantes ao plástico virgem, que então se transforma nos encantadores móveis e acessórios infantis da marca Ecobirdy, e pode ser reciclado novamente. A aparência meio manchada e “flocada” do plástico é mantida de propósito para lembrar o usuário da importância de aproveitar ao máximo os recursos preciosos e limitados de nosso planeta.

O uso das ecoplacas nos móveis da linha Jataí compartilha do mesmo objetivo dessas marcas, que é transformar materiais que seriam descartados e pouco valorizados em produtos novos e esteticamente atraentes, com a vantagem de não causar mais impacto no meio-ambiente. Confira na galeria os bastidores desse desenvolvimento!


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter