Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

07 jun | Conheça a Maq ID, núcleo de inovação e design da Maqmóveis, e seu novo lançamento, o banco Jacaré.

POSTADO ÀS 10:06 H - Lançamentos

imagem apresenta três bancos feitos de aço, em tons vibrantes de laranja, verde e rosa
Banco Jacaré, Vinícius Ladivez para a Maqmóveis. Fotos Carlos Cubi.

Além de ser uma fabricante líder no mercado de móveis escolares, a Maqmóveis também investe em outros segmentos de mobiliário com a Maq ID, centro de inovação e design que une a expertise dos técnicos da empresa e máquinas de última geração aos projetos de expoentes do design brasileiro. Também chamado de hub de design, esse núcleo reúne uma equipe multidisciplinar que projeta, desenvolve e produz peças com design assinado para atender a demandas de customização de ambientes diferenciados, e projetos especiais exclusivos e sob demanda.

O hub de inovação e design da Maqmóveis

Em funcionamento desde 2014, a Maq ID já desenvolveu parcerias de sucesso com designers reconhecidos, como Marcelo Rosenbaum e o Fetiche e a dupla Luciana Sobral e José Machado, da Novidário. A linha Floresta, por exemplo, é uma criação de Rosenbaum e o Fetiche que tem inspiração nos troncos das árvores: é esse formato de galhos e base que dá sustentação a mesas, cadeiras e estante ideais para ambientes corporativos. As estruturas de tubos de aço com encaixes permitem diferentes regulagens. Já a Novidário é responsável por uma das linhas mais celebradas da Maqmóveis, a Jataí. Integra ainda o catálogo da produção do hub de design a linha Connect, assinadas pelo designer Everaldo Rodrigues.

“A parceria é uma oportunidade unirmos o nosso conhecimento em produção fabril, maquinário e processo de desenvolvimento de produto com a criatividade, o apuro estético e os conceitos imaginados por designers prestigiados. Os projetos atendem a demandas internas da empresa, como a produção de mobiliário mais tecnológico; ou a necessidades do mercado, a exemplo dos móveis modulares e com rodízios que hoje são requisitados nos ambientes corporativos”, conta João Luís Santana, que é coordenador de Engenharia e Projeto na Maqmóveis.

O mais novo designer a integrar a Maq ID é o paulistano Vinícius Ladivez, que assina o banco Jacaré, criado em 2021.

detalhes de dois bancos Jacaré feito em aço, nas cores verde e rosa neon
Detalhe do banco Jacaré. Fotos Carlos Cubi

A peça é uma releitura de um banquinho de madeira da Marcenaria Olinda, que propôs a alguns designers que recriassem o icônico item inspirado nos bancos caipiras brasileiros para o projeto “Eu Quero Virar Jacaré”, cujo objetivo era reverter o valor da venda das peças para ser doado a uma ou mais instituições que estivessem na linha de frente ao combate à pandemia de COVID-19. Vinícius quis criar um banco com materiais e processos de fabricação diferentes, porém mantendo características que remetem ao banquinho Jacaré original, da Marcenaria Olinda, que é feito de madeira e à mão, com técnicas de encaixe e marchetaria. 

banco de madeira em formato de jacaré
Banco Jacaré da Marcenaria Olinda. Fonte: Muma

Já o Jacaré desenhado por Vinícius também remete aos bancos indígenas com formas de animais, porém, é todo de aço: tanto os pés quanto o assento são feitos desse material. A criatividade e inovação do banquinho também o levaram a ser finalista do Prêmio Salão Design 2022, um dos mais importantes prêmios de design do Brasil. Na parceria com a Maqmóveis para a produção do Jacaré, foram acrescentadas cores novas aos acabamentos da peça, que pode ser encontrada em verde, laranja e rosa neon. Os tons despojados e divertidos conferem ainda mais ludicidade ao móvel. Fabricado em duas larguras e três alturas diferentes, foi lançado em maio na feira Bett Educar, e já está disponível no portfólio da Maqmóveis. “Duas novas versões do Jacaré, com assento estofado e assento de madeira, serão lançadas em breve”, finaliza João Santana.

estande da maqmoveis na feira bett brasil apresenta os bancos jacaré e outros móveis para escolas
Estande da Maqmóveis na feira Bett Brasil, apresenta as 3 versões do banco Jacaré

imagem apresenta três bancos feitos de aço, em tons vibrantes de laranja, verde e rosa, brilhando na luz negra
Bancos Jacaré, Vinicius Ladivez para Maqmóveis. Fotos Carlos Cubi

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter