Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

25 maio | Escritório 2.0: case Mentes Notáveis

POSTADO ÀS 07:05 H - DNA Maqmóveis

Nos anúncios de emprego atuais, não é raro encontrarmos uma lista de benefícios ligada ao ambiente de trabalho, que pode incluir salas de descompressão (onde o funcionário pode tirar uma soneca); salas de games, mesas de pebolim, ping-pong e sinuca; biblioteca; copa para uso dos colaboradores; espaço para café com lanches gratuitos e outros itens que em nada lembram os espaços sisudos e formais dos antigos escritórios. 

Tem lugares que oferecem até cerveja para os funcionários às sextas-feiras no final do expediente. Muitos desses escritórios são de empresas prestadoras de serviço relacionadas à tecnologia, como as de e-commerce e aplicativos, além das famosas Facebook e Google. Mas porque essa descontração virou tendência? 

Segundo uma pesquisa da Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society Interior Designers) a qualidade do ambiente de trabalho é a 3ª maior preocupação dos funcionários, depois do salário e dos benefícios oferecidos. Além disso, a nova geração de trabalhadores, nascida a partir dos anos 1990, procura não só ganhos financeiros, mas também um trabalho com o qual se identifique e que ofereça a possibilidade de crescimento profissional, sem deixar de lado a qualidade de vida e seu jeito de ser.

 Assim, espaços integrados, coloridos e acolhedores, onde é permitido interagir com os colegas, colaborar em diferentes projetos, ter um posto de trabalho configurado de acordo com as preferências pessoais, e eventualmente descansar ou se divertir são as características que garantem mais qualidade de vida, engajamento e disposição aos funcionários. O resultado aparece na produtividade e na criatividade, que aumentam de 30 a 50%, segundo levantamento do jornal Estado de Minas feito com empresários brasileiros em 2014.  

Escritório Mentes Notáveis em São Paulo

O modelo de escritório descontraído, portanto, chegou para ficar. Mas ele não funciona para todos os tipos de empresas: é mais comum em prestadoras de serviço, especialmente as que dependem da criatividade dos funcionários. É o caso da Mentes Notáveis, empresa de tecnologia educacional que oferece conteúdos educativos complementares baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as disciplinas de português, matemática e ciências – todos criados pela equipe da plataforma.

Assim, a equipe não só conta com professores, mas também com programadores de sistema, ilustradores, designers e revisores de texto, entre outros profissionais. Nesse ambiente eclético e heterogêneo, há espaço para todos se sentirem à vontade: a área de trabalho é toda integrada, para que haja maior troca e contato entre os funcionários. Nas paredes, além dos tons de amarelo e marrom que contribuem para tornar o ambiente mais acolhedor, há uma série de “bandeiras” de diferentes tamanhos e cores (amarelo, alaranjado e preto) penduradas junto ao teto, o que também confere atmosfera aconchegante ao escritório.

As cores se repetem nos móveis, que não se restringem às cadeiras ergonômicas e mesas de trabalho, mas incluem também sofás e poltronas que convidam a momentos de relaxamento e bate-papos mais descontraídos, como é o caso das poltronas Pólen e dos sofás Jataí . Os únicos espaços que podem ser isolados no escritório são pequenas salas de reunião, para que os grupos fiquem mais à vontade.

“Há ainda uma área para lanches, onde os funcionários podem se servir gratuitamente de frutas, doces, bolachas e vários tipos de bebida – até cerveja”, conta Alexandre Felicio, Head de Inovação da empresa. O banheiro tem painéis com desenhos que remetem a grafites e artes urbanas, acrescentando mais um toque despojado e jovial ao espaço. Uma copa com geladeira, micro-ondas e bancada com pia permite que os colaboradores possam levar sua própria comida para o trabalho e até mesmo preparar uma pipoca durante o expediente. Em funcionamento há dez anos, a plataforma da Mentes Notáveis atende hoje 80 mil alunos do estado de São Paulo.

Veja na galeria abaixo mais detalhes do projeto!


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter