Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

20 jul | Saiba como usar as cores para transformar os ambientes

POSTADO ÀS 08:07 H - DNA Maqmóveis

Com o afrouxamento das medidas de isolamento social nos países do hemisfério sul no começo de 2022, parte das populações voltou ao trabalho presencial, os estudantes às escolas e o comércio retornou ao funcionamento pleno. Esse regresso às atividades animou as pessoas a promoverem encontros, frequentarem restaurantes e lojas, e viajarem. Em sintonia com o otimismo e a alegria, os diversos espaços comerciais começaram a usar cores para amplificar esses sentimentos positivos.

De acordo com levantamentos da WGSN (empresa mundial de pesquisa de tendências) as influências do mundo digital inspiram o uso de tons hiper saturados nos ambientes comerciais e corporativos. Ainda, as cores são usadas para levar uma atmosfera de calma e serenidade aos espaços públicos.  Em lojas e ambientes hoteleiros, uma tendência observada é o uso de nuances típicas da realidade do metaverso. É o caso, por exemplo, da loja da Benetton na galeria Corso Vittorio Emanuele em Milão, que passou por uma reforma e agora não só apresenta um ambiente em tom de rosa saturado, mas também itens digitais e multissensoriais, tanto no espaço físico quanto no online.

loja de roupas toda pink, com roupas coloridas
Loja Benetton na galeria Corso Vittorio Emanuele em Milão. Fotos Divulgação.

Em São Paulo, a escola Nossa Senhora das Graças, conhecida como Gracinha, adotou um tom de laranja profundo nas paredes de uma das salas de convivência dos alunos. Essa cor energizante ajuda a criar uma atmosfera criativa e divertida.

sala de convivência em escola, com parede em tom de laranja vibrante, estante roxa, cadeiras e mesas em tom de madeira natural
Escola Gracinha com móveis da Linha Jataí. Projeto Hungaro Valente Arquitetura, fotos Martha Fotografia.

 Em relação aos espaços corporativos, ainda segue em discussão o tema do trabalho presencial, à medida que a demanda por mais flexibilidade continua a ser fundamental. Em modelos híbridos de trabalho, os coworkings estão se adaptando às necessidades dos trabalhadores, oferecendo espaços acolhedores e criativos que são um misto entre casa e escritório. A empresa Mofo WorkSpaces, de Sorocaba (SP), oferece ambientes de coworking com essas características, onde os usuários podem trabalhar e também aproveitar momentos de relax, além de projetarem ambientes cheios de personalidade para outras empresas.

Numa das salas de reuniões projetada pela Mofo, o revestimento amarelo do tampo da mesa sobe pela parede e cobre também uma faixa do teto, acrescentando um efeito energético e alegre ao local, e de quebra desfazendo a atmosfera tradicionalmente sisuda desses espaços. Essa ideia sintoniza com a tendência de usar nuances brilhantes e saturadas de amarelo para conferir o que a WGSN chama de efeito “Dopamina”.

sala de reunião em empresa, com mesa com tampo amarelo, cadeiras cinza e uma televisão
efeito ótico do tampo da mesa de sala de reunião que se conecta até o teto através de uma extensão de madeira
Sala de reunião projetada pela Mofo WorkSpaces. Fotos Rui Antunes.

Mas o retorno a uma certa “normalidade” pós-pandêmica não envolve apenas cores que evocam entusiasmo e alegria. Entre as tendências detectadas, há também tons ligados à tranquilidade e à natureza. Os clássicos tons de marrom garantem sofisticação aos espaços, enquanto verdes intensos promovem nossa reconexão com o mundo natural, tão necessária nesses tempos. Um bom exemplo de ambiente acolhedor com paleta de beges e marrons é o escritório da empresa Mentes Notáveis em São Paulo. Ali, peças das Maqmóveis, como a poltrona Pólen, e o sofá Jataí, convidam a momentos de descontração.

ambiente em escritório com sofás e poltronas e mesas de apoio
Escritório Mentes Notáveis, com Poltrona e mesa de apoio Pólen e sofá Jataí. Fotos Evellyn Muller.

Já o projeto residencial do escritório Matú Arquitetura traz o frescor do verde das plantas na estampa do papel de parede e na estante de parede Floresta, assinada por Rosenbaum e o Fetiche também para Maqmóveis.

estante verde com objetos de decoração coloridos, fixada em parede com papel de parede com estampa de folhas
Estante Floresta em contexto residencial do escritório Matú Arquitetura. Fotos Evellyn Muller.

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter