Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

11 maio | Acessibilidade na prática: conheça a iniciativa que transformou a comunicação no grupo Maqmóveis

POSTADO ÀS 05:05 H - DNA Maqmóveis

Quando pensamos em acessibilidade no ambiente corporativo, à primeira vista é comum imaginar as barreiras arquitetônicas. Assim, elevadores, rampas de acesso e vagas exclusivas de estacionamento são muito importantes, mas na prática, as pessoas com deficiência enfrentam uma série de outros obstáculos que não são percebidos pela maioria. Portanto, a atitude inclusiva e uma comunicação sem barreiras são fundamentais para transformar os ambientes de trabalho.

Na Maqmóveis acreditamos que é possível transformar o mundo através da educação! Dessa forma, partindo da experiência em nosso próprio espaço, incentivamos à diversidade e fortalecemos a cultura de cooperação, para estimular positivamente a integração da equipe. Como resultado dessa experiência surgiu a iniciativa de tornar nossa comunicação acessível! Como primeiro passo, formamos a turma inaugural de colaboradores para a capacitação na Língua Brasileira de Sinais, ministrada a partir da nossa sede, na cidade de Taquaritinga, no interior do estado de São Paulo.

Também conhecida pela sigla “Libras”, a Língua Brasileira de Sinais é usada por muitas brasileiras e brasileiros surdos e ouvintes. Segundo o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil, o que incentivou o desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda, mas apenas em 2002 foi criada  a Lei 10.436 que reconhece Libras como uma língua oficial no país.

 Na comunidade local, a primeira Associação de Deficientes Físicos e Surdos de Taquaritinga (ADEFIS) foi fundada há 03 anos pela professora e intérprete de Libras, Leidjane Alves. Ao lado do professor surdo Leandro Gregório, ela é responsável pela capacitação dos colaboradores que aplicaram para participação do curso. Além disso, Leidy, como é carinhosamente chamada pela equipe, também é responsável pela tradução de treinamentos e conteúdos orais para os colaboradores surdos.

professora de libras em sala de aula com lousa branca
Foto: acervo.

Depoimentos

Parte do time Maqmóveis, a colaboradora surda Priscilla Gregório, conta como a capacitação em Libras transformou sua rotina:

“Quando descobri a iniciativa e fui convidada pela Maqmóveis para participar com os demais colaboradores, fiquei muito feliz. É necessário valorizar a comunicação com a pessoa surda e senti muitas diferenças na minha rotina. Antes meus colegas só me cumprimentavam com saudações e eu sempre precisava fazer leitura labial para acompanhar as conversas. Assim, quando não entendia o assunto, escreviam para eu ler em algum papel. Depois do início do curso minha autoestima melhorou bastante. Dentro e fora da sala! Agora, além das saudações, eles já sabem muitas palavras e tentam se comunicar comigo na minha língua. Fiquei surpreendida com a atitude da empresa, de inclusão real, e muito feliz com meus colegas e chefes que estão se esforçando para isso.”

Por fim, o sucesso da iniciativa se refletiu em todo o ambiente,  e já temos uma lista de novos colaboradores inscritos para a segunda turma do curso de Libras. Afinal, acreditamos que as verdadeiras conexões humanas acontecem quando o respeito e a empatia prevalecem.

alfabeto manual brasileiro de libras

#MaqIndica: Hand Talk  

Você também quer conhecer a Língua Brasileira de Sinais? Comece pelo aplicativo Hand Talk, que traduz automaticamente textos e áudios para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para a Língua Americana de Sinais (ASL) [Beta] por meio de inteligência artificial.

Hand Talk Tradutor para Libras - acessibilidade


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter