Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

22 abr | No mundo todo, um dia para celebrar o livro

POSTADO ÀS 01:04 H - DNA Maqmóveis

Para quem gosta de livros, todo dia é dia de leitura. Pode ser antes de dormir, no transporte público, no horário do almoço ou nos momentos de folga e lazer. Livros parecem objetos mágicos, tamanho é o poder de nos entreter, nos transportar para outras realidades, trazer novos conhecimentos e estimular nossa imaginação. Por meio de seus textos, podemos conhecer a cultura e a história de outros povos, outros modos de viver e fatos que nos enriquecem como seres humanos e contribuem para que sejamos mais tolerantes e empáticos.

Nada mais justo, então, que ter um dia especial no calendário para celebrar essas obras tão queridas e necessárias. Em 1995 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estabeleceu o dia mundial do livro, que se comemora todo 23 de abril. Além de celebrar os livros, a data tem como objetivo incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre os direitos legais das obras. 

Ao estabelecer essa comemoração mundial, a Conferência Geral da Unesco justificou: “A Conferência Geral, por considerar que o livro vem sendo, historicamente, o elemento mais poderoso de difusão do conhecimento e o meio mais eficaz para sua conservação, […] que toda iniciativa que promova sua divulgação redundará oportunamente não só no enriquecimento cultural de quantos tenham acesso a ele, mas no máximo desenvolvimento das sensibilidades coletivas em relação aos acervos culturais mundiais e à inspiração de comportamentos de entendimento, tolerância e diálogo”

A data também é da maior importância para a Maqmóveis, que não só celebra esse dia, mas incentiva a leitura entre seus colaboradores de forma permanente: a empresa mantém uma biblioteca colaborativa que empresta livros aos funcionários e seus familiares, e ainda recebe doações, fazendo com que o acervo sempre tenha títulos novos à disposição. 

À frente da biblioteca, a coordenadora de RH Michele Godoy é uma entusiasta do projeto: “incentivar a leitura entre os colaboradores tem sido muito gratificante e motivador. Em março de 2021 contávamos com 31 títulos, e atualmente são 140. Mensalmente recebemos doações dos funcionários, e com a diversidade de categorias estamos conseguindo atrair novos leitores. Nos últimos doze meses, eles aumentaram em 15%”, conta. A própria Michele é uma fã de leituras, e não hesita em indicar bons títulos para os colegas da empresa. Junto com ela, outros cinco colaboradores da Maqmóveis compartilham sugestões de títulos que trouxeram reflexões importantes para suas vidas. Confira abaixo:

1. O Cavaleiro preso na armadura, de Robert Fisher

imagem grafica com fundo cor marrom e com a capa de livro indicado

“Este livro é uma fábula de Robert Fisher – uma breve história de 62 páginas que me impactou muito! Conta a saga de um cavaleiro que por anos lutou bravamente exercendo sua função de guerreiro, mas com o passar do tempo sua armadura enferrujou e ele não conseguiu mais retirá-la. Então, sua família não o reconhecia mais, e ele percebeu que precisava descobrir como removê-la. Assim, de uma forma lúdica o cavaleiro é guiado em sua jornada, que combina doses de ensinamentos e lições. A armadura não passa de uma fachada construída pelo cavaleiro para esconder seus medos e sentimentos. Para se livrar dela, ele deve aprender a se amar, reconhecer suas fraquezas, derrubar as barreiras e libertar o seu “eu” verdadeiro.” 

Fabricio D. Antonio é graduado em Gestão de Produção e Especialista em Gestão de Produção. Há mais de 10 anos no ramo moveleiro, hoje é Coordenador SGQ da Maqmóveis

2. O poder dos quietos, de Susan Cain com apresentação de Max Gehringer 

imagem grafica com fundo cor marrom e com a capa de livro indicado

“O livro traz uma excelente perspectiva sobre introversão e introspecção. Abre a mente para repensarmos nossos valores e comportamentos, assim como os dos que estão ao nosso redor.” 

Michele Godoy é natural de Taquaritinga-SP, e especialista MBA em Gestão de Recursos Humanos. Há nove anos atua como Coordenadora de Recursos Humanos na Maqmóveis, e tem como paixões a família e a profissão. 

3. A sorte segue a coragem, de Mário Sérgio Cortella

imagem grafica com fundo cor marrom e com a capa de livro indicado

“Este livro trouxe mudanças para minha vida pessoal e mudou minha maneira de encarar os desafios. O autor, que é filósofo e professor, traz à tona uma discussão bem profunda sobre auto responsabilidade. Ele aborda pontos como “Existe a hora certa?” “Qual a sua culpa na desordem de que você se queixa?”, e outros questionamentos que nos fazem refletir sobre as atitudes que tomamos diante dos nossos problemas. Uma leitura leve e objetiva, onde o autor propõe que a sorte é a cereja do bolo…Vale a leitura!”

João Santana é natural de São Bernardo do Campo. Formado em Engenharia Eletrônica, trabalha como Coordenador de Engenharia na Maqmóveis, onde lidera equipes de alta performance. Seus interesses são viagens, novas culturas e gastronomia. 

4. Saúde Existencial, o despertar para a essência a vida, de Alírio de Cerqueira Filho

imagem grafica com fundo cor marrom e com a capa de livro indicado

“Este livro que já li tantas vezes foi para mim um despertar para muitas questões atemporais, na descoberta e construção de valores. No momento atual, tudo se tornou líquido e raso, e há uma grande necessidade de respostas e encontros com aquilo que nos acolhe, mas como estamos lidando com esses sentimentos? Os questionamentos e as variadas possibilidades expostos no livro me ajudaram a encontrar caminhos, em momentos de amor ou de dor. Fica o convite para tentar redescobrir o que faz sentido para você.”

Ana Zambelli, 33 anos, é mãe e graduada em Administração de Empresas. Atualmente cursa pós-graduação em Gestão de Estratégia de Compras, e desempenha função estratégica no departamento de Suprimentos da Maqmóveis. Gosta de trocar experiências, e é fã de documentários, biografias, tramas de suspense e romances. 

5. O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

imagem grafica com fundo cor marrom e com a capa de livro indicado

“Livro da minha vida, “O Pequeno Príncipe” é uma história para crianças crescidas – nele, as mais profundas lições são apresentadas de forma simples e didática, como quem explica a uma criança; porém, são nas sutilezas e no repertório da vida adulta que ganham outros contornos, significados e ainda mais potência. “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”, disse a Raposa ao Principezinho.” 

Mirela Malaman é Head de Comunicação e Marketing na Maqmóveis. Nascida no interior paulista, escolheu a cidade de São Paulo para chamar de lar, e se encanta todos os dias com sua efervescência. Leitora ávida, adora poesia e acredita que as mudanças mais duradouras acontecem por meio da educação e da cultura. 


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter