A ética nos negócios é um dos pilares da Maqmóveis, que mantém práticas ESG de forma ativa no cotidiano da empresa. ESG é uma sigla, em inglês, que se refere a boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (Environmental, Social and Governance) adotadas pelas empresas. Entre os princípios do ESG estão: busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente; valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho; valores, postura moral e ética nos negócios.
No quesito sustentabilidade, há um esforço contínuo para que a Maqmóveis diminua seu impacto no meio ambiente, com a utilização de matérias-primas provenientes de fontes sustentáveis, implementação de processos mais eficientes em termos de consumo de energia, uso da matéria-prima, reaproveitamento de água, adoção de políticas de reciclagem e redução de resíduos advindos do processo produtivo e embalagens dos produtos.
As iniciativas de sustentabilidade da empresa lhe garantem a certificação FSC® (Forest Stewardship Council), de manejo florestal responsável; e o selo eureciclo – ambos têm reconhecimento internacional e nacional, e estão ligados diretamente aos móveis produzidos pela Maqmóveis. Ainda, a empresa aderiu ao movimento Amigo do Surdo, que nasceu com a missão de democratizar o acesso à informação na internet. Assim, o site da Maqmóveis é acessível para pessoas surdas, e conta com tradução simultânea de todo o conteúdo em Libras, além de audiodescrição para pessoas com dificuldade de visão.
Além disso, o programa de Compliance adotado pela empresa previne a ocorrência de fraude e corrupção, já que os colaboradores precisam seguir normas internas e procedimentos de controle para evitar situações que ponham em risco a boa reputação da Maqmóveis e possam envolvê-los em casos de corrupção.
Com estas e outras boas práticas, a Maqmóveis apresenta um Framework, ou modelo de gestão, que não só estrutura os propósitos do negócio, mas também suas ações efetivas. Este conjunto de compromissos possibilitou à empresa obter um parecer favorável para participar de uma linha de crédito do banco Bradesco exclusivamente direcionada a negócios sustentáveis.
Segundo a iniciativa do banco, a ideia é apoiar o desenvolvimento sustentável, “auxiliando nossos clientes na transição para uma economia menos intensiva em carbono e mais resiliente aos impactos das mudanças climáticas”. Assim, o banco direcionará R$ 250 bilhões, até 2025, para negócios com potencial de gerar impactos positivos na sociedade e no meio ambiente.
Para conseguir a aprovação do Framework de Títulos Verdes, como é chamada essa estrutura sustentável da Maqmóveis, a empresa teve de submeter o relatório de todos seus compromissos e iniciativas sustentáveis à ERM, maior empresa de consultoria do mundo focada exclusivamente em negócios sustentáveis.
A verificação e o parecer, conhecido por Second Party Opinion – SPO, que seria a opinião embasada de uma fonte isenta e reconhecida por sua expertise, também ficam relatados no documento, que então serve como uma validação de que o Framework da Maqmóveis está estruturado seguindo os pilares do Green Loans Principles, da LSTA (Loan Syndications and Trading Association), em sua versão de 2023 e os pilares do Green Bonds Principles, da ICMA (International Capital Market Association), em sua versão 2021.
Com esse parecer, que representa uma grande vitória para a Maqmóveis em termos de negócios sustentáveis, a empresa pretende emitir títulos e/ou tomar empréstimos verdes (“Instrumentos Verdes”), seja no mercado de capitais, mercado bancário e/ou com multilaterais. Além disso, é uma forma da Maqmóveis promover essas boas práticas no mercado – um objetivo que vem sendo praticado pela empresa há bastante tempo, com suas iniciativas ESG.
Na opinião da ERM, “o Green Finance Framework da Maqmóveis está em conformidade, em todos os aspectos materiais analisados, com os Green Bond Principles (GBP), Green Loan Principles (GLP) e boas práticas para emissão de títulos e captação de empréstimos verdes, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável”.
Entre as práticas do Framework da Maqmóveis verificadas pela ERM que estão alinhadas com os princípios Green Bond Principles (GBP) e Green Loan Principles (GLP), se encontram:
– Investimento em energia renovável, para a aquisição e instalação de usinas solares.
– Investimento em eficiência energética, com finalidade de reduzir em pelo menos 20% o consumo de energia no processo produtivo.
– Investimento em gestão ambientalmente sustentável de recursos naturais e uso da terra, para a aquisição e produção de produtos com certificação FSC.
– Atividades de construção e operação de instalações de geração de energia elétrica a partir de energia solar fotovoltaica, que contribuem para a transição para uma economia de baixo carbono. A Maqmóveis já tem uma planta fotovoltaica em operação desde dezembro de 2023, na sua sede em Taquaritinga, SP.
Por fim, os usos de recursos elegíveis estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), nos quesitos: energia limpa e acessível (“Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos”); indústria, inovação e infraestrutura (“Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”), consumo e produção responsáveis (“Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”); ação contra a mudança global do clima (“Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”) e vida terrestre (“Promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento”).