Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

12 out | Maqmóveis renova parceria com selo eureciclo e lança guia educativo de reciclagem

POSTADO ÀS 08:10 H -

No Brasil, do total de lixo recolhido, somente 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados passam por esse processo, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Esse índice está muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem. Quando comparados com países desenvolvidos, estamos ainda mais distantes: a Alemanha, por exemplo, recicla cerca de 67% de seus resíduos passíveis de serem reaproveitados. 

O aumento da reciclagem em nosso país ainda esbarra numa série de problemas, como a falta de conscientização e de engajamento do consumidor na separação e descarte seletivo de resíduos. Ainda, a maioria dos municípios não oferece a infraestrutura necessária que permite o retorno desses materiais ao ciclo produtivo.

Com o objetivo de contribuir para a mudança desse quadro, há um ano a Maqmóveis aderiu ao selo eureciclo, que visa aumentar a reciclagem das empresas brasileiras. A adoção de processos certificados instituídos pelo selo garante que os resíduos sólidos recicláveis cheguem até os recicladores e não sejam destinados a aterros sanitários e lixões irregulares.

Dessa forma, ao aderir o selo, as empresas financiam a coleta e reciclagem de material correspondente a no mínimo 22% do lixo referente ao descarte de suas embalagens. A Maqmóveis financia a reciclagem de 100% das embalagens utilizadas em seu processo de produção. Além disso, a empresa atualmente não faz mais nenhum descarte de resíduos resultantes da produção de mobiliário, como já mostramos em texto publicado neste blog (ver aqui). 

Para comemorar a renovação do compromisso com os processos do selo e também contribuir para a conscientização e maior engajamento da população brasileira, a Maqmóveis produziu um guia educativo sobre reciclagem que será distribuído no formato impresso nas escolas que adquirem produtos da marca, além de ficar disponível na plataforma digital da empresa, aqui.

Guia de reciclagem Maqmóveis

No guia, poderão ser encontrados dados sobre a reciclagem no Brasil, e informações práticas para que as pessoas saibam como e onde descartar os resíduos sólidos passíveis de serem reaproveitados; os tipos de material, dentro de cada categoria, que podem ser enviados para reciclagem; e ainda, o que fazer com resíduos orgânicos, para que cada cidadão possa reduzir sua produção de lixo o máximo possível.

No guia, os leitores vão descobrir que nem todos os tipos de papel e vidro devem ser enviados para reciclagem; e que remédios, pilhas e baterias não podem ser descartados no lixo comum, uma vez que eles contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo. A conscientização de todas as populações sobre os recursos naturais limitados do planeta, e sobre os descartes e a poluição – que são as maiores ameaças à manutenção da vida – é fundamental para que as sociedades implementem ações que garantam um futuro sustentável a todos.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter