Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

07 mar | Dia Internacional da Mulher: 24h com a Diretora de Produção da Maqmóveis

POSTADO ÀS 08:03 H - DNA Maqmóveis

Para muita gente, o Dia Internacional da Mulher é uma data comercial, em que se compram flores, bombons e presentes para homenagear as mulheres. Embora o reconhecimento seja bem-vindo, a exploração comercial acaba por esconder a real razão dessa data comemorativa, em que se celebram as conquistas das mulheres na luta pela igualdade de direitos e por melhores condições de vida e de trabalho.

A origem do 8 de março, na verdade, está ligada à luta das mulheres operárias, que enfrentavam más condições de trabalho nas fábricas desde a Revolução Industrial. Muitos protestos nos EUA e Europa levaram à criação da data, mas em especial foi uma onda de protestos contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, na Rússia, em 1917, que marcou definitivamente o 8 de março: nesta data, grupos de operárias saíram às ruas para se manifestar. Em 1975, a ONU oficializou mundialmente o Dia Internacional da Mulher, para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

Desde então, a data tem uma importância histórica muito grande porque a desigualdade entre homens e mulheres permanece. E isso não só no que concerne à vida profissional. Em outros âmbitos, há luta por direitos reprodutivos, contra a violência doméstica e sexual, pelo acesso à educação e pela plena independência das mulheres, que em muitas culturas ainda são consideradas propriedades de seus pais e maridos.

Acompanhe um dia de trabalho da Diretora de Produção da Maqmóveis, responsável pela gestão de mais de 300 colaboradores

Josmarina Silva é a Diretora de Produção da Maqmóveis, e coordena diariamente mais de 300 colaboradores, atuando em 11 diferentes segmentos.

Da mesma forma que há muito a se conquistar, também há muito a celebrar. A Maqmóveis não só comemora a data como faz questão de valorizar suas colaboradoras. Por isso nos convida aqui a acompanhar um dia de trabalho de Josmarina Silva, Diretora de Produção da Maqmóveis, e responsável pela gestão de 300 colaboradores que atuam em 11 segmentos. É a própria Josmarina que relata:

“Quando chego na fábrica, vou até a minha sala e analiso os gráficos do dia anterior para verificar se ocorreu tudo como o planejado – atualmente, com a alta demanda produtiva, trabalhamos com uma meta de produção diária bastante expressiva e dois turnos de produção, portanto qualquer atraso tem impacto nas entregas. Então, analiso os relatórios da qualidade e os indicadores da performance da produção, para traçar estratégias e melhorias. Feito isso, me reúno com os encarregados e líderes de produção por cerca de 15 minutos, para receber as atualizações de produção, qualidade, manutenção, metas e segurança no trabalho. Todos apresentam seus pontos de vista e as ações a serem tomadas. Finalizada essa etapa, me reúno com time de PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) para verificar se as matérias-primas estão no lead time de forma a atender à programação planejada, e fazer o planejamento dos novos pedidos. No período da tarde, e sempre diariamente, checo com o departamento de Recursos Humanos o absenteísmo do dia, pois isso impacta muito na linha de produção. Verifico as ocorrências de máquinas paradas e me alinho com o supervisor da manutenção para encaixar as prioridades do dia na ociosidade das máquinas, ou, quando não há ociosidade, traçar um planejamento para que a manutenção não impacte nos prazos da linha de produção. Ando pela fábrica para verificar se está tudo correndo bem e acompanho as compras e chegadas de novos equipamentos. Participo de reuniões com outros gestores para redução de custos e encaminhamento de novos projetos. E, finalmente, administro o segundo turno para que seja dada a continuidade da produção do primeiro turno com eficiência.”


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter