Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

10 jan | Conheça o primeiro coworking do Brasil idealizado para pais de alunos

POSTADO ÀS 01:01 H - Mobiliário

Embora a internet e a globalização já anunciassem há bastante tempo a possibilidade de trabalhar remotamente, a maioria das empresas brasileiras ainda era resistente à ideia de que seus funcionários trabalhassem em casa. Mas o distanciamento social forçado pela pandemia de Covid-19 acelerou esse processo e consolidou o home office. 

Segundo uma pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx) conduzida pela FIA (Fundação Instituto de Administração) no segundo semestre de 2020, 90% das empresas brasileiras aderiram a alguma modalidade de home office a partir de março de 2020, quando o vírus começou a se espalhar pelo país. Passados quase dois anos, no entanto, com as adaptações feitas e boa parte da população já vacinada com duas doses, inicia-se um movimento de volta aos ambientes corporativos, mas, em muitos casos, com adoção do modelo híbrido – ou seja, os funcionários passarão a revezar suas horas de trabalho entre o home office e o escritório. 

O trabalho remoto permite que os funcionários realizem suas atividades de qualquer lugar, um conceito que vem sendo chamado internacionalmente de Anywhere Office. Para aqueles que têm filhos em idade escolar, mesmo permanecendo completamente remotos ou alternando com o presencial, uma coisa é certa: a rotina escolar das crianças e adolescentes já voltou para o presencial desde meados de setembro no estado de São Paulo, assim, em alguns casos é preciso estabelecer uma nova organização diária em que entram as atividades dos filhos fora de casa. 

O primeiro coworking para pais de alunos no Brasil 

Foi pensando nessa realidade que a CEO Maria Fernanda Tabacow, da escola bilíngue Portal, de Sorocaba (SP), teve a ideia de oferecer um espaço de coworking para os pais dos alunos da escola. Para implantar o projeto, contaram com a expertise  da Mofo Workspaces, empresa que gerencia ambientes de coworking e tem duas unidades próprias na cidade. “Essa é uma iniciativa inovadora no Brasil, e se antecipa a um cenário pós-pandemia, em que muitos pais terão de trabalhar remotamente, mas nem sempre têm a estrutura adequada em casa, como internet de alta velocidade, sala de reuniões ou equipamentos para videoconferência. Além disso, o fato de trabalharem no mesmo local que os filhos estudam facilita a rotina, já que são muitos os pais que transportam as crianças para a escola”, conta o fundador da Mofo, Márcio Bertasso.

Ao idealizar a composição dos ambientes, Márcio sugeriu uma parceria com a Maqmóveis, que aceitou a empreitada, fornecendo todos os móveis do coworking. “Eu já conhecia e gostava das peças da linha Jataí, que fazem uma releitura criativa de móveis escolares. Elas sintonizam com a proposta de oferecer conforto, design e flexibilidade para formar novas configurações, sempre que necessário”, acrescenta Márcio.

A disponibilidade de cores também é um diferencial dos móveis, seja nos acabamentos de tecido ou laminado melamínico. No caso do novo coworking, há a presença de itens em tons de verde, azul e ocre que harmonizam com as paredes coloridas. Lançado em dezembro de 2021, o espaço conta com 20 posições de trabalho, além de sala de reuniões, lounge, cabines de videoconferência, saletas para reuniões informais, bistrôs e mesas coletivas em ambiente externo. Poderá ser alugado por meio período, período integral ou de forma avulsa, com funcionamento a partir de janeiro de 2022. 

Confira abaixo como ficou o espaço!

Sala de reunião dentro do coworking Escola Portal, com mesa e cadeiras
Interior do coworking para pais de alunos com diferentes opções de estações de trabalho individual ou colaborativo
Estação de trabalho coletivo com cadeiras giratórias e sofá de dois lugares com mesa de apoio em coworking para pais de alunos
estações de trabalho coletivo com cadeiras giratórias em coworking para os pais de alunos da Escola Portal em Sorocaba
cabines reservadas para trabalho individual ou para reuniões rápidas com clientes ou colaboradores em coworking para pais de alunos


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter