Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

02 fev | Como nasce um design icônico

POSTADO ÀS 09:02 H - DNA Maqmóveis

O que torna uma pintura de Van Gogh tão valiosa? Por que os livros de Machado de Assis são clássicos da nossa literatura? Certamente muitos de nós já nos fizemos esse tipo de pergunta em algum momento, pois é fato que nos mais variados campos de invenção e produção da humanidade, há criações e obras que se destacam das demais. Mas o que as torna especiais? Atributos como inovação, vanguardismo e introdução de novas técnicas e materiais são critérios capazes de tornar icônicos um objeto de arte ou um produto do cotidiano. 

Com as criações do design industrial não é diferente: móveis, objetos decorativos e utilitários também podem se destacar no conjunto de características em relação a outros produtos da mesma categoria. É o caso, por exemplo, do espremedor de laranjas Juicy Salif, criado pelo renomado designer francês Philippe Starck em 1990. Feito de alumínio polido, o espremedor tem um formato completamente fora do convencional, que lembra mais um ser extraterrestre dos filmes de ficção científica. Quem o vê pela primeira vez pode desconfiar da real utilidade do produto, mas o fato é que ele funciona muito bem para fazer sucos de laranja espremidos manualmente. Por sua funcionalidade, durabilidade e estética inovadora, o utilitário ganhou um lugar no acervo do museu de arte moderna de Nova Iorque, o MoMA

No mesmo museu também há peças assinadas por brasileiros, e entre elas, a luminária Eclipse é um bom exemplo de desenho simples, porém, engenhoso. É composta apenas de um par de pés de aço e uma cúpula em formato de caracol feita com filetes de polipropileno. Não à toa foi criada por um engenheiro mecânico, Maurício Klabin (1952 – 2000), que materializou nela o seu desejo de produzir uma peça boa, bonita e barata. Sobre a luminária, ele dizia: “Com a Eclipse, eu superei o trauma do design caro. A luminária ficou pronta muito antes de ser produzida. Eu tinha a ideia, mas decidi lançá-la só quando o preço fosse certo. Os objetos de design têm que ser acessíveis”. 

Design icônico: uma carteira universitária que atende a todos usuários

No segmento de design de móveis, os critérios de um bom design também passam por funcionalidade, estética, conforto, ergonomia, inovação e durabilidade, além de sustentabilidade, característica que ganhou mais importância nos dias de hoje. Assim, não basta um móvel ser esteticamente interessante ou inovador se não servir adequadamente ao seu propósito: por exemplo, de que vale um sofá lindo se for desconfortável? A premissa de uma peça como essa é acolher o usuário, não é um simples assento. 

E foi partindo das premissas ideais para uma carteira do estilo universitário que os sócios da Novidário, o designer José Machado e a arquiteta Luciana Sobral, desenharam a cadeira Jataí, peça que deu início à linha de móveis de mesmo nome, fabricada pela Maqmóveis. Entre desenhos, protótipo, testes e produto final, a Jataí levou um ano e meio para chegar ao mercado. Um trabalho que rendeu não só dois importantes prêmios – o do Salão Design 2020, e menção honrosa no Museu da Casa Brasileira 2019 – mas a satisfação dos usuários. 

“Da ideia inicial aos testes da cadeira, sempre demos muita importância às necessidades de quem a utiliza. Escutar as pessoas é essencial para se produzir um móvel que funciona e agrada”, conta José Machado. No caso da Jataí, os profissionais conseguiram juntar numa cadeira de estilo universitário que há de mais funcional para a categoria: a peça tem assento, base e prancheta giratórios, com eixos independentes, ou seja, os três componentes podem virar para qualquer lado, sem estar atrelados aos outros. 

O mecanismo de três eixos foi o que motivou a premiação no Salão do Design. E o conforto e a facilidade de uso também se revelam nos rodízios, no porta-livros embaixo do assento, no gancho para mochilas atrás do encosto, nos braços e no tubo da base que pode apoiar os pés de pessoas de diferentes alturas. “A cadeira atende a usuários destros e canhotos, a adultos e crianças, e permite mobilidade e agrupamento. Ela agrada por sua versatilidade e conforto, pode ser usada em diversas situações e proporciona novas experiências”, finaliza José. Além disso, a peça tem durabilidade e leveza garantidas pela base de aço carbono, e assento e encosto de compensado laminado de madeira maciça. 

Confira o making of da nossa Cadeira Jataí

Para alcançar o status de design icônico, o desenvolvimento de um produto envolve muitas mãos e mentes pensantes. Tecnologia de ponta é fundamental, mas são as pessoas que transformam os produtos em objetos com potencial de mudança. Descubra como é feita a Cadeira Jataí. Um ícone do design brasileiro, e uma criação exclusiva do estúdio Novidário para a Maqmóveis.

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter