Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

| Como se antecipar para a volta às aulas com ambientes renovados

POSTADO ÀS 10:12 H - 04 dez 2024 - Educacional

Com a aproximação do fim do ano letivo, muitas escolas já se planejam para aproveitar o recesso das férias de verão, mais longas, para promover mudanças ou fazer reformas e manutenção dos edifícios e ambientes escolares. Com a ausência dos alunos, os cerca de 50 dias disponíveis tornam-se uma oportunidade para renovar os espaços, preparando a escola para o novo ano letivo com um ambiente que ofereça bem-estar e acolhimento. 

foto de sala de aula inclusiva e ambientes renovados
Sala de aula inclusiva

Para que as mudanças ocorram dentro do prazo das férias, é preciso planejamento. Sejam elas mudanças mais estruturais, com alterações no layout da sala de aula, por exemplo; ou renovações pontuais, como troca de mobiliário e novas cores nas paredes, é necessário montar um cronograma. 

Em geral, as escolas que desejam fazer reformas que mexam na estrutura dos edifícios já começam a se programar no início do 2º semestre, pois muitas vezes são obras que demandam mais tempo, e precisam de orçamento maior. “Na maioria das vezes para obter uma renovação mais ampla, as escolas têm que contratar escritórios de arquitetura especializados em ambientes escolares, e esses ficam à frente de toda ampliação de infraestrutura, paisagismo e mobiliário, assim como determinam o cronograma da obra. Já na parte de mobiliário, as escolas nos procuram diretamente, ou chegam por indicação desses mesmos escritórios de arquitetura”, conta Solange Capel, gestora da Unidade de Negócios da Maqmóveis em São Paulo. 

Quando se trata de uma renovação mais ampla, as escolas transformam diversos ambientes. E a Maqmóveis consegue oferecer soluções para todos, sejam salas de aulas, refeitórios, bibliotecas, salas de atividades ou ambientes administrativos. “Os benefícios da renovação e inovação dos ambientes escolares são, além da beleza e sensação de bem-estar, a conquista de mais versatilidade, flexibilidade, qualidade, durabilidade e ergonomia”, diz Solange. 

Ainda, é importante focar na versatilidade do ambiente, de forma que permitam mudanças e novas propostas de uso. Espaços escolares contemporâneos muitas vezes precisam se adaptar a diferentes situações, como o uso de refeitórios para atividades de encontros com famílias, apresentações artísticas etc. Assim, o ideal é ter mobiliário que possa ser facilmente transportado/armazenado, ou que proporcione mais de um uso, como é o caso da arquibancada Favo, que serve como assento e mesa, e pode se combinar para formar uma arquibancada junto à parede. 

ambiente administrativo
Ambiente administrativo com móveis Maqmóveis

A entrada dos novos móveis fica para o fim das renovações estruturais, mas para que eles estejam nas salas de aula em tempo, antes de começar o novo ano letivo, é preciso encomendar com antecedência: “para que possamos atender o pedido, deve-se levar em conta o prazo de entrega, que é de 45 dias para todos os produtos padrão e 60 dias para produtos denominados “especiais”, Solange acrescenta.

Já no caso de renovações mais pontuais, com mudanças de móveis ou cores nas paredes, as intervenções podem acontecer durante o próprio recesso escolar, mas a compra dos móveis novos também segue os prazos citados mais acima. “As escolas que querem renovar os ambientes de forma pontual, em geral, começam a ser programar nos meses de outubro/novembro, que coincidem com a abertura de novas matrículas. Nesses casos, as escolas não têm a assessoria de escritórios especializados em arquitetura escolar, e chegam a nós diretamente”, conta Solange.

A Maqmóveis então oferece serviços de definição de layout com sugestão de linhas de móveis que estejam em sintonia com a necessidade da escola. “Em visita à escola, ajudamos a identificar ambientes que pedem renovação e como eles podem ser mudados para trazer impactos positivos aos usuários”, explica a gestora. Nas salas de aula, é fundamental ter luz natural em abundância e cores claras para “iluminar” ainda mais o ambiente, pois o nível de luminosidade interfere no desempenho de professores e alunos. Já as salas de atividades complementares, como as makers, de artes ou de música e até as bibliotecas podem apresentar mais cores e um visual mais lúdico. “Quanto aos móveis, características como versatilidade, beleza e conforto os tornam ainda mais atraentes para os estudantes e os pais”. 

Entre os produtos do portfólio da Maqmóveis, Solange destaca alguns que trazem mais impacto aos ambientes escolares: “a linha Jataí é completa, com móveis para atender a todos os ambientes escolares e administrativos. Em especial, a linha tem muitos itens multiuso ou que podem ser usados em diferentes ambientes. Entre eles, mesas rebatíveis, estantes volantes, arquibancadas e as cadeiras do tipo universitária chamam a atenção pela versatilidade e design”, diz. Para áreas externas, a recomendação é a linha Solar, com móveis para refeitórios ou pátios, cujos tampos e assentos são feitos com ecoplacas produzidas com materiais reciclados, e que são resistentes às intempéries. 

Ambientes renovados ao ar livre
Ambiente externo

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter