Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

16 abr | Salão do Móvel de Milão chega à sua 62ª edição com foco na sustentabilidade

POSTADO ÀS 01:04 H -

Todos os anos no mês de abril os cerca de 1,3 milhão de habitantes de Milão, na Itália, veem a cidade ser invadida por uma população flutuante de mais ou menos 300 mil pessoas: são visitantes de todas as partes do mundo que ali chegam curiosos para conhecer as novidades do mundo do design. E não à toa: o Salão do Móvel de Milão é o principal evento internacional da indústria do design e do mobiliário, e reúne empresários, profissionais da arquitetura e design, estudantes e os que simplesmente vão à feira para desfrutar dos lançamentos e apreciar a beleza e inovação dos produtos expostos. 

Neste ano, o Salão chega à 62ª edição, e acontece de 16 a 21 de abril nos pavilhões de exposição da Rho Fiera. Junto com a mostra principal, também é possível conhecer o Salão Satélite, que este ano chega à sua 25ª edição, e como sempre traz o trabalho de jovens designers (com menos de 35 anos) do mundo todo, com suas criações criativas e visionárias – para esta edição, são nada menos que 600 talentos a exibir seus produtos. 

Para além do Salão, a cidade também respira design, e por isso há uma grande programação de eventos, exposições, performances, instalações e encontros com grandes nomes do design e da arquitetura. São os eventos do Fuori Salone, que acontecem por toda Milão durante a semana de design, quando lojas, museus e espaços expositivos recebem os visitantes muitas vezes com entrada gratuita. O agito e a efervescência estão por toda a parte, basta ter fôlego.   

Como em todas as edições do Salão, sempre são propostos temas importantes e prementes, apresentados em palestras e talks com especialistas para provocar a reflexão do público e indicar rumos para a área do design. Para este ano, os temas principais são “a importância do poder de visão e inovação no mundo dos grandes eventos e do design industrial, a necessidade de uma cultura cada vez mais centrada no ser humano e inclusiva, focada nas comunidades e nos indivíduos, a necessidade de um diálogo multidisciplinar entre diferentes culturas e geográficas e, por último, mas não menos importante, a sustentabilidade, área em que o Salone del Mobile já alcançou um marco importante, a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, conquistada na última edição”, como publicado na portal eMóbile.

Mas não só a sustentabilidade do evento está em pauta nas exposições, ela está presente nos produtos e nas gestões das empresas que participam da feira. Inovação é a palavra-chave para desenvolver soluções que não retirem mais recursos do meio-ambiente e ainda contribuam para não produzir mais poluentes e resíduos. Um exemplo são os tecidos fabricados pela Natural Material Studio, de Copenhagen, na Escandinávia, que são feitos da mistura de tijolos de demolição triturados e bioplástico compostável, coloridos com pigmentos naturais. 

Em sintonia com essa tendência, a Maqmóveis apresenta a linha Jataí Solar, que traz os móveis utilitários da linha Jataí, só que fabricados com ecoplacas no lugar dos compensados multilaminados de madeira maciça. A vantagem da ecoplaca é seu caráter sustentável, uma vez que é produzida com materiais reciclados provenientes de aparas de tubos de creme dental que seriam destinados aos lixões.

Ainda, a composição das placas as torna impermeáveis. Essa característica, aliada à pintura e-coat das estruturas de aço dos móveis, os tornam resistentes às intempéries. Por fim, vale dizer que essa pintura é um substituto limpo da galvanização, já que a solução aquosa utilizada no processo não é tóxica, é isenta de solventes e produtos químicos nocivos e pode ser facilmente reciclada.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter