Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

| Sala Maker 2.0: como criar três ambientes distintos usando o mesmo mobiliário

POSTADO ÀS 02:09 H - 02 set 2025 - DNA Maqmóveis

As salas Maker são uma das grandes tendências no campo da educação, e não é por acaso. Elas se originam na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando o aluno coloca a “mão na massa”. Longe de se restringir a um modelo tradicional de ensino, onde a teoria é priorizada, as salas Maker buscam transformar o conhecimento abstrato em algo concreto. Nesses ambientes, a experimentação, a criatividade e a resolução de problemas são o foco, permitindo que os alunos passem da teoria para a prática, explorando e construindo suas próprias ideias de forma colaborativa. Para que os estudantes possam efetivamente criar e entender o funcionamento de diversos objetos, estruturas e de outros itens relacionados ao tema de estudo, uma importante ferramenta agora chega às salas Maker para ajudá-los: a impressora 3D, que é capaz de criar objetos físicos tridimensionais a partir de seus modelos digitais. 

Junto com os kits de robótica, as impressoras 3D permitem que os estudantes criem novos produtos, que podem ir desde um carrinho de controle remoto a pequenos robôs, ou protótipos de objetos de design. Ainda, essa a impressão tridimensional possibilita que se criem modelos de células, por exemplo, para estudo de biologia. Ou até um mapa topográfico quando o assunto é geografia. Ao ocupar espaço nas escolas, essas tecnologias não só transformam o modo de ensinar, que se torna mais dinâmico e engajador, mas também muda a própria dinâmica espacial nos ambientes Maker, que precisam ser mais versáteis e adaptáveis a diferentes configurações. 

Nesse sentido, o mobiliário tem papel fundamental, já que deve ser não só facilmente adaptável a diversas situações de uso, mas também estimular a criatividade, a colaboração e a autonomia dos usuários. “Por isso, quando pensamos em salas Maker priorizamos a versatilidade e a mobilidade dos móveis, permitindo a reorganização do espaço de acordo com a atividade proposta”, diz Vitória Pereira, arquiteta, analista de P&D da Maqmóveis. 

Vitória sugere ambientes setorizados em áreas de estudo, áreas de trabalho e áreas de descompressão. Para mobiliar as salas Maker, a arquiteta propõe mesas de estudo individuais e empilháveis, que podem ser reorganizadas de diversas formas, atendendo tanto a atividades individuais quanto em grupo. Já as bancadas com rodízios oferecem uma superfície de trabalho resistente e funcional, ideal para montagem de protótipos, eletrônica, marcenaria leve, entre outras atividades práticas. Também com rodízios, as lousas móveis podem ser facilmente deslocadas dentro do ambiente, atendendo a diferentes grupos de forma simultânea e adaptando-se à dinâmica das atividades. Painéis perfurados e armários com nichos abertos complementam a funcionalidade do espaço, contribuindo para a organização sem comprometer a flexibilidade. “Tudo é pensado para que o ambiente seja continuamente repaginado de forma intuitiva, prática e acessível. Assim, o mobiliário não é apenas suporte, mas parte ativa do processo criativo”, fala.

Para uma sala Maker mais completa, Vitória recomenda ainda que elas tenham espaços de descompressão, compostos por sofás, pufes confortáveis ou poltronas baixas, ”ali os usuários podem relaxar, trocar ideias ou simplesmente observar o movimento criativo ao redor. Essas áreas promovem bem-estar, inspiração e equilíbrio”, finaliza. 

Para ilustrar a flexibilidade e versatilidade dos produtos da Maqmóveis em ambientes Maker, Vitória criou três opções diferentes de layout para um mesmo espaço. Confira os resultados:

Layout 01

sala maker com móveis ultiuso
Como criar três ambientes distintos usando o mesmo mobiliário: Layout 1

Aqui, a principal característica é a possibilidade de formação de pequenos grupos de trabalho colaborativo. Todas as mesas trapezoidais foram dispostas em fileiras, permitindo tanto o trabalho individual quanto a interação entre os usuários. A área de descompressão possui módulos/tablados dispostos como uma mini arquibancada, funcionando como espaço de descanso e também como um ambiente criativo, onde é possível utilizar notebooks de forma mais descontraída.

Layout 02

sala maker com móveis multiuso
Como criar três ambientes distintos usando o mesmo mobiliário: Layout 2

Neste layout, os assentos foram posicionados voltados para os tablados, que agora funcionam como um palco para apresentações. As mesas trapezoidais foram organizadas em semicírculo, favorecendo a comunicação e a dinâmica entre os participantes. Quando não são utilizadas, as mesas trapezoidais podem ser empilhadas, ocupando pouco espaço e facilitando novas configurações do ambiente.

Layout 03

sala maker com móveis multiuso
Como criar três ambientes distintos usando o mesmo mobiliário: Layout 3

Esta opção é uma combinação das configurações anteriores, permitindo que apresentações ocorram simultaneamente a outras atividades em grupo. As mesas trapezoidais agrupadas em três criam microambientes, enquanto as bancadas permitem atividades práticas em grupos de mais pessoas.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter