Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

| Prêmio Mauá-Maqmóveis de Mobiliário Corporativo 2024

POSTADO ÀS 10:01 H - 15 jan 2025 - Educacional

Durante o segundo semestre de 2024 a Maqmóveis realizou um concurso de design de mobiliário em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia dirigido aos alunos do 3º ano do curso de Design. Por quatro meses, os estudantes se debruçaram sobre propostas de criação de uma linha de mobiliário corporativo para armazenagem, de acordo com as premissas pela equipe da Maqmóveis, que também lhes mostrou as demandas e tendências do mercado para esses móveis. 

O projeto foi conduzido pelo gerente de pesquisa e desenvolvimento de produto da Maqmóveis, João Santana. João já havia trabalhado no Instituto Mauá antes de entrar na Maqmóveis, e há bastante tempo acalentava o desejo de unir essas duas instituições, universidade e empresa. “São dois universos que caminham em timings diferentes, pois na indústria é preciso ter agilidade na produção, com muito foco na necessidade do cliente e em acertar logo, enquanto a universidade permite que o aluno saia da realidade, que tenha o olhar criativo e sonhador, e que possa errar, afinal está aprendendo. Então, a união desses dois mundos de forma inteligente permite que a criatividade floresça, e é justamente o que estávamos buscando”, conta. Durante o processo a equipe da Maqmóveis fez três visitas ao Instituto Mauá para acompanhar o projeto e orientar os estudantes. “As premissas que passamos para os grupos de estudantes foram: desenvolver três produtos de armazenagem, todos pensados com soluções sustentáveis, de acessibilidade e de eletrificação”, contam.

Apresentação das premissas do Prêmio Mauá+Maqmóveis de Mobiliário Corporativo, aos alunos do curso de Design
Apresentação das premissas do Prêmio Mauá+Maqmóveis de Mobiliário Corporativo, aos alunos do curso de Design

Já no Instituto Mauá, a condução do projeto ficou a cargo inicialmente da professora Claudia Facca, que depois foi substituída pelo professor Marcello Montore, titular da disciplina Design Studio, idealizada para desenvolver de maneira prática e aplicada projetos de produtos/serviços/sistemas baseados em problemas reais apresentados por uma empresa parceira. Ainda, o projeto envolveu as disciplinas de projetos e de ergonomia. “Os estudantes ficaram extremamente empolgados com o desenvolvimento dos projetos, em que trabalharam desde a conceituação até transformá-los em maquetes reais, que puderam também ser modelados em 3D. No percurso, estudaram ainda questões ligadas à acessibilidade e à sustentabilidade, para aplicá-las nos modelos desenvolvidos”, conta Marcello. Para o professor essa parceria entre universidade e indústria é perfeita para o aprendizado, pois é quando os alunos saem da teoria e dos exercícios em sala para a prática, com um “cliente” externo e real. “Eles têm de ter comprometimento com o trabalho para responder ao cliente, e ao passar do conhecimento teórico-conceitual para o conhecimento prático, eles dão um verdadeiro salto no aprendizado”, diz. Além disso, nas trocas de ideias com a equipe da Maqmóveis, os estudantes tiveram oportunidade de tirar dúvidas e entender o que era de fato exequível. 

Os resultados mostraram que a parceria funcionou muito bem: “foram trabalhos de quinze grupos diferentes, e nós conseguimos notar diferenças de conceitualização e concepção dos produtos em cada grupo, com diferentes soluções de sustentabilidade, acessibilidade e eletrificação. Todos os materiais que recebemos foram muito ricos. Nos quinze trabalhos apresentados, conseguimos perceber elementos e detalhes importantes que certamente vão contribuir com nosso trabalho na indústria, pois o olhar dos alunos traz uma perspectiva diferente para nós, profissionais”, diz João. O professor Marcello Montore também ficou satisfeito com o resultado:  “o fato de termos estabelecido uma premiação serviu para os estudantes ficarem ainda mais estimulados, pois se sentiram valorizados. Para a indústria, também há o ganho de entender como a universidade pode prover boas ideias e bons profissionais ao mercado”, diz.

Visita dos estudantes do curso de Design do Instituto Mauá à sede da Maqmóveis em Taquaritinga
Visita dos estudantes do curso de Design do Instituto Mauá à sede da Maqmóveis em Taquaritinga

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 2 de dezembro, no Instituto Mauá, quando dois grupos foram premiados, o 1º lugar e outro grupo que recebeu menção honrosa. “O grupo que ficou em 1º lugar conseguiu desenvolver produtos excelentes, com um projeto detalhado também em questões mercadológicas e de produção. Já os que receberam menção honrosa desenvolveram um projeto muito elaborado, e por isso quisemos reconhecer esse trabalho”, conta Marcello. 

Com essa iniciativa, portanto, a Maqmóveis reforça seu compromisso com o desenvolvimento de novos talentos e com a criação de soluções que aliam criatividade e viabilidade técnica, com ganhos para a universidade e a indústria.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter