Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

| Maqmóveis lança mesas com regulagem elétrica de altura, para trabalhar em pé ou sentado

POSTADO ÀS 11:07 H - 08 jul 2025 - Lançamentos

Em ambientes corporativos e até mesmo nas escolas, a ergonomia é um tema de extrema importância, já que é a área de estudo responsável por otimizar a relação entre as pessoas e os elementos de seus espaços de trabalho ou de estudo, promovendo segurança, conforto e eficiência. Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que buscam adaptar o local de trabalho (ou de estudo) às capacidades, limitações e necessidades físicas, mentais e emocionais dos usuários. Para atingir esses objetivos, promove ajustes no mobiliário, na organização do espaço e até mesmo na forma como as tarefas são realizadas, para minimizar riscos de lesões e aumentar a eficiência e o conforto de todos, considerando o perfil de cada pessoa. 

Ambiente minimalista com duas mesas com regulagem elétrica de altura, lado a lado, equipadas com divisórias curvas — uma azul e outra vermelha. A mesa azul está acompanhada por uma cadeira alta estofada, enquanto a vermelha tem uma cadeira giratória com encosto de madeira. O espaço é delimitado por painéis decorativos de formas orgânicas em tons neutros.
As mesas Flow, com regulagem elétrica de altura, estão disponíveis em duas versões: com tampo trapezoidal e retangular. Acessórios ilustrativos, não acompanham o produto.

De forma geral, os trabalhadores em funções administrativas ou que trabalham em escritórios costumam passar oito horas por dia sentados para realizar suas funções. Ainda, há os que passam muito tempo em pé, como vendedores em lojas ou atendentes de balcão. Nos dois grupos de trabalhadores, a postura única por tantas horas pode trazer prejuízos para a saúde a longo prazo — que vão desde problemas posturais, lesões e dores até questões circulatórias e estresse. “Não existe uma única posição correta que deva ser mantida o tempo todo. Mesmo a melhor das posturas pode se tornar prejudicial se for mantida por longos períodos. Nosso corpo foi feito para o movimento — e não para permanecer estático por horas”, alerta Janaína Cristina Ferreira Aguirre, fisioterapeuta e ergonomista da Maqmóveis. 

“Atualmente, a postura sentada prolongada é frequentemente comparada ao ‘novo fumar’, devido aos seus impactos negativos na saúde”, prossegue. O trabalhador que se mantém sentado por muito tempo, especialmente em posturas inadequadas, compromete a distribuição de cargas na coluna vertebral. A falta de movimento e o desalinhamento das curvaturas naturais da coluna aumentam a pressão sobre os discos intervertebrais, o que pode levar ao surgimento de dores na lombar, no pescoço e hérnias de disco.

Por isso, a variação postural é muito importante ao longo do dia. Além de alternar entre sentado ou em pé, o trabalhador deve fazer pausas durante a jornada de trabalho para se movimentar – pode ser para tomar um café, subir ou descer escadas, fazer alongamentos nos braços e pescoço, movimentar os ombros etc. Para evitar que os profissionais sofram com lesões e dores por esforços repetitivos e acabem afastados do trabalho, muitas empresas adotam a ginástica laboral no cotidiano. “A variação postural ao longo da jornada, aliada a um mobiliário ajustável, pausas ativas e conscientização corporal são as estratégias mais eficazes para preservar a saúde, ter menos afastamentos e mais qualidade de vida”, diz Janaína. 

Lançamento da Maqmóveis: mesas com regulagem elétrica de altura
Lançamento da Maqmóveis: mesas com regulagem elétrica de altura

A variação postural oferece diversos benefícios tanto para a saúde quanto para a produtividade dos trabalhadores, entre eles estão a redução da pressão sobre a coluna vertebral (evitando dores e lesões); melhora da circulação sanguínea; aumento da atenção e da produtividade (a movimentação do corpo libera substâncias como a endorfina e melhora a oxigenação cerebral, promovendo maior disposição e clareza mental) e redução da fadiga (a alternância entre posições durante o trabalho ajuda a combater a fadiga muscular e mental). Além dos movimentos fora do posto de trabalho, outro recurso importante é ter mobiliário que permita a variação postural. Mesas com alturas ajustáveis, por exemplo, que podem tanto servir para o profissional sentado ou de pé são excelentes opções para os trabalhadores que passam a jornada trabalhando em computadores. “Os móveis ajustáveis, especialmente as mesas elevatórias, são um verdadeiro ‘sonho’ para todos os ergonomistas. Eles representam a possibilidade de adaptar o ambiente de trabalho às necessidades do trabalhador — e não o contrário. Os móveis ajustáveis permitem que cada indivíduo configure seu posto de trabalho de acordo com sua altura, características corporais e demandas específicas da atividade, garantindo uma postura saudável e confortável ao longo do expediente”, explica Janaína.

A Maqmóveis, que já oferece em seu portfólio modelos de cadeiras com regulagem de altura para se ajustarem aos diferentes usuários, lança em julho mesas com regulagem elétrica de altura Flow, da linha Connect, nas versões trapezoidal e retangular que atendem não só a pessoas de alturas diversas, mas também à necessidade da alternância de postura para um mesmo usuário, já que as mesas servem tanto para o usuário na posição sentado quanto em pé.

Lançamento da Maqmóveis: mesas com regulagem elétrica de altura
Lançamento da Maqmóveis: mesas com regulagem elétrica de altura

Assim, mesmo o trabalhador que utiliza o computador durante toda a jornada de trabalho, pode alternar seu uso em posturas diferentes. As mesas mudam de altura por meio de um sistema elétrico que eleva e abaixa as pernas do móvel: o movimento é comandado por um controle acoplado ao item. As pernas das mesas podem aumentar ou diminuir de altura pois contam com um mecanismo de “encaixe” de tubulações motorizado, de modo que há tubos retangulares com dimensões mais largas e outros mais estreitos, que ficam no interior dos tubos maiores quando a mesa está na altura mais baixa. Ao elevá-las, os tubos mais largos sobem, se destacando dos mais estreitos, que ficam fixos. A altura é ajustada de acordo com a preferência do usuário, e pode variar de 72 a 120 cm. O controle permite a programação de alturas específicas, para que o usuário possa ajustar de acordo com preferências já estabelecidas. As mesas contam ainda com um gancho para pendurar bolsas.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter