Para que a Maqmóveis mantenha sua alta performance industrial e sua liderança no segmento de móveis escolares, é necessário o investimento constante em inovação, e por isso os colaboradores responsáveis pela compra de novos equipamentos sempre visitam feiras e eventos do setor, tanto no Brasil quanto em outros países. Dessa forma, é possível conhecer novos equipamentos capazes de trazer inovação e melhorias aos processos diários da empresa. Como resultado dessas pesquisas, nos últimos dois anos a Maqmóveis adquiriu várias novas máquinas para a fabricação de seus produtos. O objetivo não é somente melhorar a performance e a eficiência da produção – que garantem sua liderança no setor -, mas também possibilitar a criação de novos itens, e oferecer ainda mais segurança aos operadores de maquinário.
Mas o processo de aquisição não se limita às visitas a feiras e a encontros técnicos com os fornecedores. Trata-se de um processo longo e que requer muita análise, de modo que a escolha seja a melhor possível em relação às necessidades identificadas e/ou melhorias idealizadas para a máxima performance da empresa. Ainda, durante o processo de aquisição de novos maquinários, são mobilizadas outros departamentos: “Participam também das negociações os gestores da área de projetos, diretoria industrial e segurança do trabalho, uma vez que esses setores estarão diretamente envolvidos com as novas máquinas”, conta Amauri Anselmo, gerente de compras e responsável pelas novas aquisições.
Eficiência e segurança
O investimento em maquinário de ponta não só traz mais eficiência para a fábrica, mas também garantem maior segurança, e essas são características imprescindíveis para a área de produção da Maqmóveis. “A máquina de corte de chapas a laser, por exemplo, é uma máquina de alta precisão que se destaca pela rapidez, o que reduz consideravelmente o tempo de produção e, por consequência, reduz desperdícios e custos. Também oferece maior segurança aos nossos colaboradores, pois a automatização do processo minimiza a necessidade de intervenção manual, o que reduz significativamente os riscos de acidentes no trabalho”, diz Josmarina Silva, diretora de produção. Entre as novas aquisições também se destaca outra máquina de corte a laser, com capacidade de cortar tubos com o diâmetro de 1,20mm até 6mm com precisão, com agilidade e encaixes perfeitos, resultando num produto com alta qualidade, o que minimiza não conformidades no processo.
Já a máquina de dobras alta precisão, garante dobras perfeitas. Sua capacidade de fazer encaixes perfeitos sem a necessidades de solda é seu diferencial, proporcionado um acabamento impecável e redução de custos. Com sistema de segurança avançado, a máquina detecta movimentos indesejados e desliga automaticamente. Também permite realizar dobras exatas em grandes variedades de materiais. Por fim, há também as cabines de verniz e de lixamento: a primeira tem alta capacidade de aplicação de verniz e foco muito claro em segurança, pois incorpora sistema de ventilação eficiente, filtros de alta performance e estrutura antichamas; já a segunda apresenta tecnologia projetada com sistemas de extração de poeira e partículas, promovendo um ambiente de trabalho saudável, e é um equipamento de alta produtividade com menor consumo de energia, aumentando a rentabilidade. “O constante investimento em inovação nos coloca em uma posição estratégica alinhadas às melhores práticas da indústria 4.0 e reforça nosso compromisso com a liderança no mercado”, finaliza Josmarina Silva.
Mais possibilidade de desenvolvimento de produtos
Para o gerente de P&D, João Santana, a incorporação de novas tecnologias e equipamentos no parque industrial possibilita à sua equipe de desenvolvimento de produtos a criação de novos desenhos e formas para o mobiliário: “temos agora a possibilidade de desenvolver produtos com formatos e acabamentos até então inimagináveis”, diz. Além disso, as máquinas oferecem soluções construtivas que otimizam o processo de produção e aprimoram os acabamentos.
Como consequência, há uma redução do desperdício, o que traz melhores resultados à Maqmóveis, tornando-a mais competitiva no mercado. “Um exemplo disso é o aproveitamento de chapas de aço. Após a implementação das máquinas de corte a laser, observamos um aumento significativo no aproveitamento das chapas, atingindo em algumas ocasiões um índice de 95%, o que é bastante positivo para o setor”, conta João. Ainda, o gerente comemora as melhorias em relação à saúde e ergonomia no local de trabalho trazidas pelo novo maquinário: “as cabines de lixamento e de verniz, por exemplo, além de garantirem um acabamento impecável das peças e maior fluxo e produtividade, oferecem aos funcionários um ambiente limpo, livre de partículas suspensas e maior conforto. Isso, sem dúvida, possibilita à empresa assegurar excelência em suas entregas”, finaliza.