Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

| Dia do Trabalhador: uma data para celebrar a força de trabalho da Maqmóveis

POSTADO ÀS 08:04 H - 30 abr 2025 - DNA Maqmóveis

Comemorado em diversos países do mundo, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, que tem como data fixa o 1º de maio, é feriado nacional no Brasil há 101 anos. Quem decretou esse feriado foi o então presidente Artur Bernardes, em 1924, mas a data já vinha sendo celebrada desde a década de 1910 pelos movimentos de trabalhadores.  Além de ser um dia de descanso, o dia do Trabalhador é um momento para comemorar as conquistas dos trabalhadores e valorizar a força de trabalho que move diariamente o nosso país.

No caso dos profissionais da Maqmóveis, a data ganha uma importância ainda mais especial, pois são eles que tornam possível a presença dos móveis escolares da empresa em salas de aula de todo Brasil. Uma responsabilidade de peso, já que a educação é o caminho para a formação de pessoas éticas, cidadãs e futuras trabalhadoras. Em suas três unidades, a empresa emprega cerca de 500 colaboradores, atuando em Taquaritinga (SP), São Paulo (SP) e Paragominas (PA). São operadores de maquinários, soldadores, arquitetos, designers, engenheiros, eletricistas, motoristas de caminhão, equipe de RH, analistas financeiros, comunicadores… enfim, uma gama variada de trabalhadores que constrói o dia a dia da Maqmóveis, fazendo dela uma empresa plural. 

Imagem mostrando um trabalhador utilizando uma furadeira elétrica para fixar metal.
Maqmoveis Taquaritinga

A Maqmóveis sabe que quem faz a empresa são seus colaboradores, e por isso investe constantemente num ambiente diverso e com equidade nas oportunidades para que todos os colaboradores possam crescer na carreira. “Aqui temos um olhar atento e genuíno para a diversidade e a inclusão. Trabalhamos para criar um ambiente onde todos tenham voz, vez e oportunidades reais de desenvolvimento. Entendemos que equipes diversas são mais criativas, inovadoras e refletem melhor a sociedade em que estamos inseridos”, diz Michele Godoy, gerente de RH da Maqmóveis. 

Além dos diferentes perfis profissionais e pessoais, cerca de 5% do quadro de colaboradores da empresa é de pessoas com deficiência. Ainda, o respeito aos trabalhadores é um dos pilares da Maqmóveis, que não só incentiva o desenvolvimento de seus profissionais, como lhes dá oportunidade para contribuir na melhoria contínua dos processos e da eficiência do negócio. 

São de extrema importância a qualidade de vida e a satisfação com o trabalho, pois a empresa reconhece que trabalhadores motivados e realizados formarão equipes mais produtivas e criativas. “Temos um compromisso contínuo com o desenvolvimento de nossos colaboradores, por isso investimos em capacitações, acesso a plataformas de cursos e programas que promovem o aprendizado constante”, conta Michele. 

A empresa conta com um guia de desenvolvimento profissional, que orienta os trabalhadores sobre possibilidades de crescimento dentro da empresa, reforçando o compromisso com a valorização interna. “Inclusive, grande parte do nosso processo de recrutamento acontece internamente, o que demonstra o quanto valorizamos nossos talentos e incentivamos sua evolução dentro da organização”, acrescenta. O nível de escolaridade médio dos colaboradores da Maqmóveis é segundo grau completo e superior técnico.

Imagem de um trabalhador em uma fábrica, organizando tubos metálicos.
Maqmoveis Taquaritinga

O incentivo ao ingresso na Maqmóveis também acontece por meio do Programa Jovem Aprendiz, que funciona como importante porta de entrada para o primeiro emprego e um apoio à juventude das diversas localidades onde a empresa atua. O programa não é só uma oportunidade de emprego, mas também oferece formação, orientação e preparo para o mercado de trabalho.

Por fim, a experiência também é muito valorizada na Maqmóveis: “nossa força vem da combinação de experiências. Aqui, reconhecemos tanto a energia e as novas ideias de quem está começando, quanto o conhecimento e a dedicação de quem está no time há mais de 20 anos. Contabilizando os setores administrativos e produtivos, o tempo médio de casa dos trabalhadores da empresa é de 5 a 10 anos.


Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter