Solicite um orçamento personalizado. Fale conosco

link para o topo
Brasil Paraguay Globo
Orçamento

| Menos distrações, mais convivência nas escolas: Maqmóveis apresenta armário para celular

POSTADO ÀS 02:05 H - 20 maio 2025 - Educacional

Aprovadas em âmbito estadual e federal, as novas legislações que restringem o uso de celulares por estudantes durante o período escolar entraram em vigor no início de 2025. Em São Paulo, o Projeto de Lei nº 293/2024, sancionado em novembro de 2024, proíbe a utilização de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares da rede pública e privada de ensino. Em âmbito nacional, a Lei nº 15.100/2025, sancionada em janeiro de 2025, estabelece a proibição do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. 

Ambas as medidas visam reduzir distrações, estimular a convivência e proteger a saúde física e mental de crianças e adolescentes. Para atender a essa nova realidade, a Maqmóveis apresenta seu novo armário para celular, uma solução segura e funcional que facilita a guarda dos aparelhos nas instituições de ensino, contribuindo para ambientes mais organizados e focados.

Antes da implementação das leis, houve intensos debates sobre o uso de aparelhos celulares no espaço escolar, uma vez que educadores e pais foram se dando conta dos aspectos negativos que a utilização de smartphones estava acarretando a todo o processo de desenvolvimento estudantil.

“A recente aprovação das leis traz à tona um debate essencial: a necessidade iminente de reequilibrar o mundo digital e o analógico. O avanço da tecnologia é inegável e traz benefícios significativos para a sociedade e também para a educação, mas o uso indiscriminado de dispositivos móveis e suas múltiplas funcionalidades impactam diretamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de afetar significativamente a socialização dos estudantes. A escola deve ser um espaço onde as crianças e adolescentes possam interagir, aprender e desenvolver habilidades sócio emocionais sem a interferência excessiva das telas”, diz Rodrigo Mendonça Pereira, Diretor Geral do Colégio Stella Matutina, de Juiz de Fora (MG), em entrevista à revista Direcional Escolas.  

O mobiliário escolar pode contribuir e muito para a interação e o desenvolvimento dos estudantes. Na Maqmóveis, os produtos sempre são pensados para estimular o convívio e facilitar o aprendizado de maneira dinâmica e confortável. Diante do novo cenário sem celular, é possível destacar móveis que auxiliam as trocas entre os alunos: as carteiras trapezoidais da linha Maq Educar, por exemplo, podem ser agrupadas em círculos e semicírculos para trabalhos em grupo. O formato também permite diferentes configurações dos móveis na sala de aula, para situações variadas. Já as mesas trapezoidais Jataí, com rodízios, podem ser facilmente deslocadas, o que as torna ideais para ambientes coletivos que pedem constantes mudanças de layout. 

Sala de aula com carteiras em formato trapezoidal
As carteiras trapezoidal da linha Maq Educar podem ser agrupadas em círculos ou semi círculos para atividades coletivas

Outros produtos que facilitam interações e se destacam pela flexibilidade são a bancada multiúso Maker e a estante Lúdica Multifuncional, da Linha Maq Educar. A bancada é um móvel adaptável composto por módulos que podem ser abertos em até 180º, o que possibilita alterar a superfície útil conforme a necessidade das atividades desenvolvidas e da disposição do espaço. Já a estante Lúdica é composta por três módulos com inclinação, sendo que um deles serve para acomodar porta-objetos, outro é um expositor (de livros ou revistas), e o terceiro serve para a acomodação e organização de 16 (dezesseis) assentos estofados. É um móvel versátil e ideal para formar rodas de leitura com as crianças menores. 

As leis de restrição de uso de celulares também instituem que as escolas devem criar protocolos para o armazenamento dos dispositivos eletrônicos quando não estiverem em uso. Assim, uma das estratégias que as escolas vêm adotando para cumprir a legislação é a implementação de armários para os celulares.

Lançamento da linha Maq Educar, o Armário Celular compõe o mobiliário existente em salas de aula e atividades
Lançamento da linha Maq Educar, o Armário Celular compõe o mobiliário existente em salas de aula e atividades

Na esteira desta nova demanda, a Maqmóveis lança agora um produto específico, também da linha Maq Educar. Trata-se do Armário para Celular, um gabinete feito de MDF e MDP com puxadores metálicos e medidas 70 x 75 x 45 cm (LAP). Compacto e com fechamento por chave, é ideal para armazenar com segurança os celulares e outros materiais. A estrutura robusta permite que o móvel suporte até 12 kg por prateleira ou gaveta. Seguindo a ideia de multifuncionalidade de outros produtos da linha, o compartimento com divisórias para celulares pode ser removido do gabinete, que assim serve para armazenar outros tipos de objeto.

Armário para celular com chave, da linha Maq Educar
Armário para celular com chave, da linha Maq Educar
Armário para celular com chave, da linha Maq Educar
Armário para celular com chave, da linha Maq Educar

Lançamentos, tendências e mais, em conteúdos exclusivos!


Assine nossa Newsletter